Movimentos do Design Gráfico ao longo da história

Descubra os Movimentos do Design Gráfico, seu significados históricos e como evoluiram para o design de hoje.

A história dos movimentos do Design Gráfico pode ser traçada até 30.000 anos atrás, na forma de pinturas rupestres e inscrições em argila, pedra e tijolo. Mas, o design gráfico como o conhecemos hoje não começou realmente a se desenvolver até a era moderna, por volta do final do século XIX. 

O que são os Movimentos do Design Gráfico?

Na verdade, foi somente em 1922 que o termo “design gráfico” passou a existir. Cunhado pelo designer de livros William Addison Dwiggins, o termo apareceu em seu ensaio “Novos tipos de impressão exigem um novo design” para explicar como ele organizou e administrou os recursos visuais em seu trabalho. 

Hoje, a indústria de design gráfico está avaliada em cerca de $ 41,8 bilhões de dólares globalmente – e só deve continuar crescendo à medida que os avanços tecnológicos e os designers continuam a elevar o nível e redefinir o que é possível.

Para apreciar o quão longe o design gráfico avançou, vamos dar uma olhada nos movimentos artísticos chave que informaram a evolução do design gráfico ao longo da história. 


Primeiro, o que é design gráfico?

Movimentos do Design Gráfico

O design gráfico é a arte da comunicação visual que combina tipografia , imagens , cores e formas para transmitir informações ao público. Pode ser produzido em qualquer tipo de superfície – tela, pedra, cerâmica – ou como é talvez o mais conhecido hoje, em tela digital.

Placa de cafeteria
Design gráfico legal de um sinal e de um poster vintage. Imagens via lukeruk e Ajaibs .

Exemplos de design gráfico podem ser encontrados em quase qualquer lugar – páginas da web, sites de mídia social, aplicativos, outdoors, comerciais, panfletos e assim por diante.


A Revolução Industrial (década de 1760)

Quando a Revolução Industrial começou na década de 1760, deu as boas-vindas a uma nova era do design gráfico. Tecnologias inovadoras para aumentar os processos de produção e manufatura desenvolvidos em um ritmo sem precedentes, inclusive no design.

O método da litografia , por exemplo, foi uma das maiores exportações de design da Revolução Industrial. A litografia era uma técnica de impressão que envolvia pintar seu projeto em uma pedra ou superfície de metal e transferi-lo para uma folha de papel. Essa inovação deu lugar à cromolitografia, que é essencialmente litografia em cores

Ferramentas de barbearia
O design gráfico e a produção tornaram-se distintos durante a Revolução Industrial. Imagens via Doremi e monkográficas

Art Nouveau (década de 1890)

Art Nouveau (Nova Arte) explodiu em cena na Europa e nos Estados Unidos por volta de 1890 até a Primeira Guerra Mundial. Como o nome sugere, esse movimento foi uma tentativa deliberada de abandonar os velhos estilos do século 19 e abraçar o novo.

Em vez de usar formas retas e sólidas, a Art Nouveau buscou trazer modernidade e elegância ao design, caracterizado por formas orgânicas e linhas sinuosas. Foi um movimento estilístico progressista da época, divorciado da Revolução Industrial e dos processos de produção em massa que a precederam. 

Estilo Art Nouveau
Art Nouveau encorajou linhas de fluxo livre baseadas em formas orgânicas e curvas. Imagens via svekloid .

Wiener Werkstätte (1903)

À medida que mais empresas começaram a ver o valor do design gráfico, não demorou muito para que uma agência de design gráfico fosse criada. Digite Wiener Werkstätte da Áustria, também conhecido como “Oficina de Viena” – uma cooperativa produtiva composta por artistas visuais, incluindo pintores , arquitetos e os primeiros designers gráficos da indústria .

A organização não apenas moldou a indústria, mas também contribuiu para o estilo do design gráfico. Wiener Werkstätte desencadeou uma tendência de design caracterizada pelo modernismo , geometria , cubismo, “estilo quadrado”, como mostrado abaixo, e lançou as bases para os estilos Bauhaus e Art Déco que viriam em breve. 

Padrão Hexagonal
Wiener Werkstätte celebrou e abraçou a beleza da geometria. Imagens via 5mmcry , Tustan e Curly Pat .

Bauhaus (1919)

Fundada por Walter Gropius em 1919, a escola Bauhaus na Alemanha teve como base a ideia de criar um “Gesamtkunstwerk”, um ideal criativo que engloba e combina diferentes formas de arte em um todo coeso.

A Bauhaus teve sucesso, produzindo designs que incorporavam minimalismo , formas geométricas e novas fontes simplistas para se tornar uma das forças motrizes do design modernista. Embora a escola tenha durado apenas quatorze anos, sua influência permanece até hoje. 

Bauhaus abstrato
A Bauhaus inaugurou a era moderna do design. Imagens via Neo Geometric , Neo Geometric e PGMart .

Art Déco (1925)

Surgido após a Primeira Guerra Mundial na Paris dos anos 1920, o Art Déco era o símbolo máximo de otimismo, encapsulando o espírito dos anos 20 e 30 agitados. A forma de arte influenciou várias disciplinas criativas, incluindo design , artes visuais, moda e arquitetura .

Art Déco usa várias influências artísticas, em vez de um único estilo. Ainda assim, apesar disso, o estilo Art Déco é unificado na medida em que evoca modernidade, glamour, elegância, funcionalidade e o futuro . É caracterizado pelo uso de cores brilhantes , uso liberal de ouro (especialmente na tipografia Art Déco), linhas retas suaves com arestas duras e formas geométricas. 

Art Deco
Art Deco nasceu após a Primeira Guerra Mundial, quando o design podia ocupar o centro das atenções. Imagens via Paslayka , NGdesignhun , e Gorbash Varvara .

Paul Rand (1940)

Paul Rand é um dos designers gráficos mais influentes do século 21, e suas idéias e princípios continuam a influenciar os designers gráficos hoje.

Em 1947, Rand escreveu seu primeiro livro, Thought On Design , no qual afirmava que uma boa peça de arte comercial precisava ser bela e estética. Ele valorizava a perfeição estética e a comunicação, o que talvez seja mais bem demonstrado em seus designs de logotipo corporativo mais famosos , incluindo IBM, Ford, ABC, UPS e Yale.  

Logotipo da Ford
Paul Rand enfatizou a necessidade de perfeição estética funcional no design corporativo. Imagem via rvlsoft .

Pós-modernismo (década de 1970)

O modernismo representou uma visão utópica da vida humana, da sociedade e da crença no progresso. Na década de 1970 , os artistas começaram a se rebelar contra as idéias de valores do modernismo.

O pós-modernismo nasceu no ceticismo, recusando-se a reconhecer autoridade e qualquer estilo ou definição do que a arte deveria ser. Uma nova era de liberdade viu os artistas adotarem a mistura de diferentes estilos e mídias ao usar novas técnicas expressionistas não convencionais. 

Design Gráfico Pós-moderno
O pós-modernismo destruiu ideias estabelecidas sobre arte e design, trazendo uma nova autoconsciência sobre o próprio estilo. Imagens via Normform , ded pixto e spatuletail .

A era digital 

A introdução de ferramentas digitais revolucionou a forma como criamos design gráfico. Até o final do século 20, o design gráfico se baseava em processos artesanais . No entanto, durante os anos 1980 e início dos anos 1990, os rápidos avanços em hardware e software digital mudaram o design gráfico para sempre.

Em 1984, a Apple lançou o computador Macintosh, apresentando uma interface amigável e programas como o MacPaint, o primeiro programa de pintura de bitmap de forma livre amplamente disponível no mundo. 

Macintosh Original
O avanço das tecnologias digitais transformou completamente o design gráfico. Imagem via áudio e publicidade

O MacPaint abriu caminho para muitas inovações que hoje formam a base de programas como o Photoshop – que também foi lançado em um Mac em 1990 . O Photoshop , um software de edição gráfica, possibilitou a qualquer pessoa manipular imagens e fazer designs profissionais. No entanto, programas básicos como o Microsoft Paint tornaram o design gráfico mais disponível para as massas.

Em meados da década de 1990, a evolução do design gráfico da mesa de desenho para a tela digital estava mais ou menos completa. 


Pensamentos finais

Agora que olhamos para a rica história do design gráfico, talvez seja prudente perguntar como os designers podem se preparar para o futuro.

Colagem de pôster
Imagem via singpentinkhappy .

Se a história do design gráfico nos diz alguma coisa, é que o design evolui, e todos os movimentos e estilos que se sobrepõem são influenciados pelo que veio antes. Continuar a crescer como designer multidisciplinar pode prepará-lo melhor para quando o design e as tendências mudarem inevitavelmente .

Aprenda, cresça e evolua com design gráfico. Mas, o mais importante, divirta-se!

Texto original “Graphic Design Movements Throughout History” escrito por Maria Bailey, para Shutterstock

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More