Photo by Le Buzz on Unsplash

Você sabia que a Geração Z tem formas bem particulares de pesquisar sobre novos produtos, eventos, experiências ou informações online? Aqui vão alguns insights sobre como aprimorar as táticas de otimização, para que seu conteúdo seja encontrado por eles primeiro.

A Geração Z pesquisa palavras-chave de cauda longa com mais frequência.

Segundo a Hubspot, essa é a geração que mais usa busca por palavras-chave de cauda longa (do inglês Long Tail, expressões de busca mais específicas e com maior quantidade de termos, normalmente escritas em forma de pergunta ou frase). Exemplo: Se eles querem saber sobre uma receita de macarrão com molho, não jogarão “receita macarrão” no Google, mas sim “Como fazer macarrão com molho vermelho”. O uso cada vez mais frequente de assistentes de voz e dispositivos inteligentes também é um fator do aumento por esse tipo de busca.

Esse grupo usa muito os termos “melhor”, “barato” ou “como fazer” em suas pesquisas.

Um estudo da Fractl aponta que 56% da Gen Z costuma iniciar suas pesquisas com a palavra “melhor”, como quando querem saber quais os “melhores restaurantes da cidade”, o que mostra um interesse por recomendações ou sugestões para a melhor experiência possível.

Essa galera pesquisa muito em dispositivos móveis.

A Geração Z, famosa pelo uso intenso de smartphones, faz a maioria das pesquisas online em dispositivos móveis. Segundo a Fractl, essa tendência também é forte entre os Millenials. Por isso as marcas precisam otimizar o conteúdo para diferentes dispositivos. Até mesmo o Google adotou uma mentalidade que prioriza os dispositivos móveis. Agora, sites com um design responsivo ou otimizado para o mobile ganham classificações mais altas nos resultados de pesquisa.

É a faixa etária que mais procura vídeos.

Enquanto as gerações mais velhas procuram por diversos tipos de conteúdo, a Gen Z pesquisa muito mais por vídeo. Dados do Think with Google revelaram que 85% dos adolescentes da Geração Z usam o YouTube para encontrar conteúdo regularmente e 80% deles dizem que os vídeos do YouTube os ensinaram sobre algo com sucesso. Eles preferem aprender sobre coisas ou produtos novos por meio de vídeo em vez de outros formatos de conteúdo.

A Gen Z pesquisa também nas redes sociais.

Essa galera usa suas plataformas favoritas para pesquisar. Uma pesquisa da agência Zebra IQ mostra que Twitch, Reddit, TikTok e Instagram são as favoritas desse grupo etário. Por isso, ter uma presença nessas redes será vital para chamar a atenção deles, até mesmo porque algumas partes da jornada de compra acontecem por lá. Um artigo da AdWeek mostra que 45% da Geração Z busca por novos produtos no Instagram. Eles também podem usar suas plataformas favoritas para buscar informações da marca e encontrar comentários, unboxings, demos ou conteúdo de vídeo sobre um produto.

Comente

Posts Similares