Dados: 7 dicas de como usar para potencializar a criatividade

Foi sobre dados a minha conversa com a Suzana Apelbaum, Head de Efetividade Criativa do Google NY no episódio #17 do podcast 22000 pés.

A conversa sobre o uso de dados no marketing é crescente e onipresente no universo da mídia e das plataformas digitais. Porém pouco se fala sobre como usá-los para potencializar ideias e o conteúdo criativo de peças de comunicação. Enquanto processos e ferramentas de planejamento de mídia baseadas em dados já estão sendo amplamente usadas por agências e clientes, poucas são as que hoje ajudam os criativos e estrategistas a chegarem em insights mais fortes e em peças com conteúdos criativos que tenham um maior poder de criar conexão com o público-alvo das marcas. Mas com essa quantidade toda de dados que temos à nossa disposição, não seria o momento de usar isso na criação?

Foi sobre a isso a minha conversa com a Suzana Apelbaum, Head de Efetividade Criativa do Google NY no episódio #17 do podcast 22000 pés. Suzana trabalha hoje focada em como aumentar o potencial das ideias a partir de uma leitura estratégica de dados, e conta como podemos repensar caminhos e ver que a interação entre dados e a criatividade humana está muito mais para uma dança do que para uma batalha.

Ouça abaixo o episódio na íntegra.

7 dicas

  1. dados são importantes para direcionar caminhos para a criatividade. Mas lembre-se: o contexto é fundamental. Sempre questione o contexto de onde foram extraídos para não correr o risco de tirar conclusões precipitadas.
  2. os dados não pensam sozinhos. A mente criativa pensa com, pensa em relação a. O fator humano é fundamental nessa matemática. Crie hipóteses, especule e vá além da sua leitura mais óbvia.
  3. nunca veja os dados como uma conclusão, mas como o ponto de partida para a criação. Eles devem estimular a sua curiosidade e não trazer respostas fechadas.
  4. entenda quando vale a pena desafiar os dados. O público de games é majoritariamente masculino? Sim, mas há um público feminino e LGBTQ em ascensão. Use a criatividade para experimentar, dialogar com esse público, ampliar sua visão de mundo. 
  5. teste, teste, teste e depois teste de novo. Aproveitar a flexibilidade das atuais possibilidades de experimentação a partir do direcionamento é fundamental. Experimente substituir os formatos tradicionais de pré-teste de filmes, por exemplo, por uma série de testes AB com diferentes edições do roteiro.
  6. equipes diversas permitem leituras mais ricas desses dados e criações mais afetivas. Se minha equipe é toda homogênea, as chances de representar melhor a diversidade da sociedade é nula. Diversidade é terreno fértil para a criatividade e mais segurança na hora de interpretar dados relevantes. 
  7. seja estrategicamente criativo. Há uma busca por fazer cada vez mais de forma econômica e segmentada. Os dados podem ajudar a automatizar o conteúdo de peças puramente de performance mas não podem automatizar a criação de ideias de alto impacto. Saiba como e quando usar dados no processo criativo para que seu tempo seja mais focado em criar ideias que podem mudar o jogo.

Como a Suzana de forma brilhante diz no podcast: Efetividade Criativa é, na verdade, Afetividade Criativa. Transformar dados em afeto é uma arte. E essa arte será cada vez mais valiosa daqui pra frente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More