Resposta à equação para o Halloween

Em meu texto anterior, compartilhei uma equação que causou um certo debate. Resolvi escrever mais algumas linhas sobre o assunto.

Em meu texto anterior, compartilhei uma equação que causou um certo debate entre um grupo de amigos meus. A equação em questão era a seguinte: -1 = i * i. Como foi durante o final de semana em que se comemorava o Halloween, apelidei-a com o seu nome. Como recebi diversas mensagens comentando o texto e pedindo explicações adicionais, resolvi escrever mais algumas linhas sobre o assunto.

Números Complexos

O primeiro ponto de esclarecimento se refere ao envolvimento de números complexos. Por que considerá-los parte da equação? Aqui vale uma rápida descrição. O conjunto dos números complexos é formado por números que compõem o conjunto dos números reais e uma unidade imaginária. Essa unidade foi chamada de imaginária porque quando foi descoberta por René Descartes no século XVII, muitos consideraram que se tratava de uma invenção dele. Este, aliás, é um grande debate matemático-filosófico: se a matemática foi descoberta ou inventada por nós, seres-humanos. Sou daqueles que consideram que ela foi descoberta (é a “língua” do universo, na minha opinião). Bom, o que importa para nós, nesse momento, é que a unidade imaginária dos números complexos é representada pela letra “i”.

Esta é a primeira grande dica da pequena equação de Halloween, ela é composta pela unidade imaginária. A segunda grande dica é que, ao se conhecer os números complexos e considerar que ela se encontra nesse plano, a sua resposta fica evidente pelas potências de “i”. i * i, significa que a tal unidade imaginária foi multiplicada por ela mesma, o que dá no mesmo de dizer que é um número elevado ao quadrado (i^2). 

O que disse no parágrafo acima, é a minha interpretação da de Halloween. Que ela representa i^2. Mas, não quero impor a minha visão. Abaixo (Fig.1), reproduzo as quatro primeiras potências de i:   

potencia i
Fig 1: As quatro primeiras potências da unidade i.

Note que i^2 é exatamente -1 e que a nossa pequena equação de halloween é apenas uma outra forma de escrevê-la. Só que é exatamente aqui que está o debate. Outros partem do princípio de que se esta unidade é imaginária, você pode imaginá-la da maneira que quiser dentro do plano cartesiano (x,y), como se o “y” fosse, de fato, um número real (o que não é verdade, se estivermos no plano de Argand). No plano de Argand, a abscissa y representa a “parte imaginária” do número complexo.

A primeira “provocação” da √-1 está dentro do pressuposto de que se a unidade é imaginária, qualquer coisa basta. Ao se estudar raiz quadrada, é comum ouvir a afirmação “não existe raiz quadrada de número negativo dentro do conjunto dos números reais”. A pegadinha aqui é que se “i” é um número imaginário, não está dentro do conjunto dos números reais. Neste caso, “i” efetivamente é √-1. Vejamos a Figura 2:

potencia i2
Fig 2: Relação “i” e raiz quadrada.

A segunda “provocação” da √-1 é considerar a sua multiplicação por si mesma como sendo √1. Isto é verdade para números reais negativos porque a negação do negativo (e.g., -1*-1) é o positivo (e.g., 1). Mas, √-1 não é um número real, é imaginário. Daí, nossa Figura 3:

potencia i3
Fig.3: Prova do i^2.

Por isso, na minha resposta preferi considerar a unidade imaginária i = √1 e incluir o sinal negativo fora da raiz quadrada. Fato que, olhando em retrospecto, também era desnecessário, já que (√-1)^2 já é -1. O interessante deste tipo de coisa é brincar com a matemática. A verdade é que não importa se ela é descoberta ou inventada, ela existe como uma das maiores ferramentas que temos para entender e explicar o que está à nossa volta (estou sendo metafísico de propósito). Minha dica é usá-la do jeito que você achar melhor, para melhor se familiarizar com ela.    

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More