Campanha Todo Dia Gastromotiva arrecada recursos para combate sistêmico da fome 

ONG lança campanha para fomentar projetos de combate à fome e oferecer formação e geração e renda em 5 cidades do país

Todo mundo tem uma causa pela qual acredita que vale lutar. A minha, e a de muita gente, é a pobreza. E dentro da pobreza, mais especificamente, a fome. Muitas outras causas nobres em pleno adamento. Que maravilha, ótimo. Mas meu critério é o da prioridade.

Screen Shot 2021 11 10 at 75954 PM

Hoje recebi esse release da Gastromotiva e coloquei o editorial do Update or Die a disposição. E sempre estará, para qualquer iniciativa que abrace essa missão da inclusão e equidade mais importante e urgente de todas, aquela que tem dentro de si, todas as outras causas, porque contêm todos os tipos de descriminação: a pobreza.

Sem apropriação comercial, sem política e sem auto-promoção disfarçada. Quem tem fome tem pressa. Prioridade, prioridade, prioridade. Alô marcas, Alô veículos.Quer mostrar propósito? Engajamento? Ajude a combater A POBREZA E A FOME.

Dsclaimer: essa introdução é 100% minha, como editor. A Gastromotiva não tem nada a ver com esses primeiros parágrafos. Abaixo, na íntegra, os detalhes do projeto no release que recebi.

Participe, ajude, doe. Para a Gastromotiva ou para qualquer outra que combata a desigualdade SOCIAL.

Todo Dia Gastromotiva

A organização social Gastromotiva, que trabalha no combate à fome através de projetos de alimentação, educação e geração de renda está lançando a campanha “Todo Dia Gastromotiva” para arrecadar recursos e continuar atendendo à crescente demanda de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil. 

Com a pandemia, os índices de pobreza dispararam em todas as regiões junto ao aumento do desemprego, que chegou a 14,8 milhões de brasileiros no último trimestre (IBGE, 2021).

A população está sendo empurrada para a pobreza e extrema pobreza, com quase 50 milhões de pessoas no país enfrentando algum grau de insegurança alimentar no último ano (ONU, 2021). E todos os dias, mais e mais pessoas se juntam a esse grupo.

A Campanha Todo Dia Gastromotiva é uma iniciativa para além da urgência da pandemia. Uma ferramenta fundamental para a transformação efetiva dos sistemas alimentares locais, contribuindo com a educação e desenvolvimento humano e das comunidades.

Tendo oferecido já mais de 1 milhão de refeições, o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva, maior projeto da organização hoje, foi criado ano passado para aumentar a distribuição de refeições em áreas com grande número de pessoas em situação de insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que oferece formação e geração de renda para os cozinheiros sociais em 5 cidades do país. Para além da distribuição de refeições, o programa busca promover mudanças sistêmicas através do desenvolvimento local dos territórios em que estão inseridos. Assim, as Cozinhas Solidárias Gastromotiva são iniciativas sustentáveis e provocam transformações permanentes nesses territórios e comunidades.

“Se todo dia tem fome, todo dia é dia de unir esforços no combate à fome. A Gastromotiva nasceu primeiramente como uma oportunidade para que pessoas pudessem transformar suas realidades através da formação profissional. Também sabemos que a fome é consequência de diversos fatores sociais que levam os indivíduos à pobreza e então à insegurança alimentar. Esse quadro se agravou do ano passado para cá e deve seguir as previsões de que os impactos da pandemia irão perdurar por muito tempo ainda. Então, nossa iniciativa vai além da distribuição das refeições porque essas quentinhas contém muito mais do que comida. Nessa receita tem combate sistêmico da fome, geração de renda, mobilização de redes comunitárias e promoção da educação nutricional e produção e consumo consciente.” cofundador e presidente da organização.

A Gastromotiva é uma organização da sociedade civil e a continuidade desse trabalho depende de doações. Para a campanha, a ONG tem a meta de atingir 1 milhão de reais e engajar cada vez mais doadores recorrentes, ou seja, pessoas que doam uma mesma quantia mensalmente. Para contribuir, basta o doador entrar no site da Gastromotiva (www.gastromotiva.org/doe) ou fazer uma transferência via pix pela chave 08.505.223/0001-12. Para os que desejarem apoiar a organização de forma contínua, basta selecionar a opção “mensal” na hora de doar.

Sobre a Gastromotiva 

Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More