Um livro inteiramente dedicado aos ícones de apps no iOS

Centenas de ícones dos apps mais famosos do mundo, uma colecção histórica cobrindo mais de uma década de design na plataforma iOS.
nbsp

Quando Steve Jobs subiu ao palco do Moscone Center lá em São Francisco, no dia 29 de junho de 2007 para presentar o iPhone para o mundo, lançava também uma nova modalidade de design gráfico: o de ícones de aplicativos.

E 14 anos depois, também conhecido como agora, nasceria o “The iOS App Icon Book”

Os famosos quadradinhos de cantinhos arredondados são cutucados bilhões de vezes todos os dias e seu design acabou ganhando uma importância parecida e quase equivalente com a dos logos das marcas de consumo de massa do mundo físico.

A diferença é que os ícones dos apps do iOS ainda retêm, em sua maioria, o esqueumorfismo (uma palavra pomposa que significa um estilo mais realisdta que tenta imitar os objetos da vida real, usando elementos mais orgânicos como texturas de madeira, de papel, de metal, fitinhas, sombras, gradientes, etc).

Os logos tradicionais, por sua vez, estão cada vez mais flats (chapados) para ficarem mais simples e impactantes e também para garantir uma impressão segura nas diversas mídias que temos hoje em dia (apps são usados apenas em telas).

Nesse contexto, o designer Michael Flarup, que trabalha há muitos anos só com design de ícones de apps, abriu um Kickstarter para viabilizar um belo livro de capa dura, com vários designs e um pouco da linha do tempo de alguns dos ícones mais famosos do mundo.

Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

post anterior
nbsp

O trailer final de Ghostbusters: Mais Além

próximo post
nbsp

Star Trek para crianças e o “fomo” do streaming

relacionados