Grafites do Beco do Batman (SP) ganham vida com app de realidade aumentada

O Beco do Batman, transportado para qualquer ambiente.

1014
Fotos: Everson Verdião

o Beco Expandido é um projeto que usa tecnologia de realidade aumentada para projetar grafites do Beco do Batman em qualquer ambiente. É uma experiência divertida pra quem está dentro e fora do Beco, uma oportunidade de amplificar e experimentar a arte de grafiteiros consagrados de São Paulo.

1027
Fotos: Everson Verdião

A iniciativa e desenvolvimento é do estúdio criativo Midiadub (formado por Gabriel Santos, Arthur Boniconte e André Mattos) que criou um aplicativo de realidade aumentada que permite a releitura de 5 obras de grafiteiros renomados no Beco do Batman, trazendo movimento e volume em um ambiente tridimensional que gera interação e dá vida à arte urbana.

pasted image 0 2
Fotos: Everson Verdião

São Paulo é uma das capitais mundiais do grafite. Artistas locais são internacionalmente reconhecidos e possuem seu trabalho em diversas cidades do mundo. A cidade atrai os turistas que incluem becos, vielas, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos em seus roteiros, um emaranhado de circuitos, sejam eles centrais ou periféricos. 

pasted image 0
Fotos: Everson Verdião

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas, interativas e de mapping, o estúdio teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as criações. “A ideia foi desenvolver um app em que as pessoas pudessem experienciar uma visão diferente sobre as obras através da realidade aumentada. Criamos uma nova camada artística passível de novas interações e interpretações.”, comenta Arthur Boniconte, diretor criativo. 

binho ar

Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido explora também a permanência e a atenção aos detalhes, com funcionalidade que permite o acesso tridimensional das obras em outras localidades que não sejam no próprio Beco do Batman, o que significa que o usuário poderá ver como a obra ficaria em sua casa ou qualquer outro lugar.

Como ativar o Beco Expandido

  • Siga os três primeiros passos de como usar o app
  • Os marcadores que acionam a obra virtual são os próprios grafites selecionados. As obras que receberão a interação em AR estão identificadas sobre um mapa do beco: “mapa das obras”. 
  • Com o aplicativo acionado e o celular como mediador da visão, o visitante poderá percorrer o trajeto do Beco do Batman de modo a poder observar o entorno. 
  • Uma vez reconhecido pelo app, o grafite saltará da parede ganhando volume, cores e movimento permitindo também o registro fotográfico e em vídeo da experiência. As cinco obras serão reconstruídas em 3D e animadas garantindo a visão das obras digitais sob diferentes perspectivas.

Lista de obras:

“Carpa, flores e abelhas” Binho Ribeiro
“A espreita” Tikka
“Quintessência” Highraff
“ReDesconstrução :)” Enivo
“Sem título” Bugre

Baixe o app no Google Play ou Apple Store

Créditos

Conceito original e direção criativa

Arthur Boniconte

Gabriel Santos

André Mattos

Designer

Marcos Rodrigues

3D e animação

Gabriel Santos

Juliano dos Santos de Araújo

Viviane Adade

Daniel Ueno

Victor Polycarpo

Giancarlo T. Burani

Tecnologia

André Mattos

Yuri Cruz

Guilherme Silva

Redação 

Juliana Ribeiral

Tradução

Maira Giosa

Coordenação

Arthur Boniconte

Piero Pucci Falgetano

Produção

Miguel Gondim de Castro 

Luís Alexandre Lobot

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More