Milhares de anos atrás os esquimós já esculpiam “óculos de sol” em marfim

Uma inventiva – e até óbvia – maneira de se controlar luminosidade com poucos recursos.

6wvlszwsrn281.jpg

É um post pra refletir sobre a criatividade humana. A gente acha que os óculos escuros são uma invenção relativamente recente, provavelmente uma variação dos próprios óculos de leitura. Mas na verdade o sol já brilha sobre os nossos rostos há bastante tempo e o incômodo certamente não é de hoje. A prova disso são essas peças de marfim feitas há milhares de anos pelos esquimós, que já tinham essa função de proteger os olhos do excesso de luminosidade, um problema amplificado pela neve branca.

eskimo inuit sunglasses

O mais legal é que, ao contrário dos atuais, a luminosidade nessas peças é controlada por uma pequena abertura na armação e não por opacidade. É uma solução engenhosa e extremamente simples para os poucos recursos disponíveis. E sem falar que são mega estilosos.

16e9cf4fbe3c80a7a6d09e1ca7313fe2

Dava até para ser explorado pelos esquimós míopes como eu, já que sabemos que dá até para aumentar a nitidez usando esse mesmo princípio do “buraquinho” (só teria que ser bem menor).

FFJYhWZVEAYT8uk
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More