iFood inicia primeira rota de teste para entregas por drone no país

A rota, que costuma levar entre 25 a 55 minutos pelas ruas, foi reduzida para 5 minutos pelo ar.

O iFood vai dar início amanhã (15/12) a segunda fase do projeto feito pela empresa para utilizar drones para delivery no Brasil. Os primeiros testes foram feitos em Campinas (SP), em 2020, mas só com algumas entregas específicas. Agora passa a ser uma rota oficial de entregas intermunicipais com voos entre as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE).

droneifood3
O ‘Droneport’ receberá dos drones para que o entregador retire o pedido e siga até o destino final

Em Sergipe, o delivery por drones vai funcionar das 11h às 17h, de quarta a domingo, com a devida autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar a rota, ainda em modo experimental.

O órgão proíbe que os drones sobrevoem pessoas, exceto caso haja uma autorização para tal. Sem essa liberação, será preciso respeitar uma distância de 30 metros de qualquer indivíduo, com exceção para aparelhos de órgãos de segurança pública.

Trajeto final feito por entregadores

Com a entrega feita nos céus, a rota que costuma levar entre 25 a 55 minutos nas ruas, foi reduzida para 5 minutos e 20 segundos pelo ar, afirmou o Ifood.

A meta é diminuir em 70% o tempo total nas entregas. O voo acontece em um trajeto pré-determinado, que vai de um local estabelecido de decolagem ao lugar em que é determinado o pouso.

Como é o drone do iFood?

O drone do iFood é produzido pela Speedbird Aero, que também faz o controle de voo. Confira alguns dados sobre o dispositivo:

  • Capacidade máxima suportada é 2 kg de peso.
  • Voa a 40 km/h.
  • Alcança até 60 metros de altitude, a mesma altura de um prédio de 20 andares.
  • GPS para o percurso e paraquedas para emergências.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More