Outras formas de pensar o espaço urbano: a Noruega é aqui

Segunda parte da série artigos sobre outras formas de pensar o espaço.

Você já se imaginou vivendo na Noruega? Talvez você já esteja vivendo e não saiba. 

Conheça os bairros do Brasil que poderiam estar na Noruega.

É mesmo possível imaginar que existem regiões do Brasil com padrão de vida escandinavo? 

Zona Sul de Porto Alegre tem bairros com IDH maior que a Noruega

Preso homem apontado como chefe do tráfico de drogas da Zona Sul de Porto Alegre

Ainda que esse tipo de analogia entre os lugares seja comum na geografia, que costuma comparar fenômenos geográficos a outros do mesmo tipo, a fim de facilitar sua compreensão. Aqui a comparação gera mais confusão do que clareza.

Tal elasticidade lógica, que leva a afirmações de que existem porções da Noruega no Brasil, ignora completamente a realidade geral. 

Uma visão elitista do espaço, bem pouco característica do espírito de comunidade típico dos noruegueses. 

As supostas regiões desenvolvidas do Brasil não estão isoladas e são muito mais influenciadas pelas condições de seus vizinhos do que com qualquer parte da Noruega. 

Daí a importância da análise contextual do espaço, evitando generalizações ou recortes irreais.

Essa não é uma condição apenas do Brasil, situações em que opostos se tocam ocorrem em outros lugares do mundo. 


O excelente livro de Cynthia Crosse, O Fundo Falso Das Pesquisas: A Manipulação Dos Fatos, demonstra como pesquisas direcionadas criam fatos para que as marcas possam defender seus interesses. 

Seja no debate sobre os males do tabaco ou do impacto ambiental das fraldas descartáveis, vemos as imensas distorções resultantes de isolarmos uma informação de seu contexto.


A artigo Teorias de Geomarketing apresentou alguns conceitos geográficos importantes, entre eles:

“Os fatos nunca estão isolados”

Jean Brunhes

“Todas as coisas estão relacionadas com todas as outras, mas coisas próximas estão mais relacionadas do que coisas distantes”

Waldo Tobler

Na Noruega os índices de desenvolvimento humano andam juntos, havendo sutis diferenças entre as regiões. Já no Brasil você pode alugar por R$ 8 mil um apartamento com vista para o abismo social. 

A pobreza da comunidade vizinha está mais relacionada ao edifício de luxo do que com qualquer parte da Noruega. Tanto que um imóvel do mesmo padrão pode valer cinco vezes mais em outros bairros da cidade.

MIfI7BqWr8MKfRHNMVdcUanW4khiXdFpGqMpjDKrHExlbaAjoF9k Ymi2z3iEsCHhMYcROXTpvkuIXHe4gURig cs1kmAL6JuI062N5KKjMVLM2tkDH2Y hVA1Un2zm7uWSMEOd

Tuca Vieira/Folhapress.

A pobreza da favela não fica isolada pelo muro

fHfbvPsnqjYCFMuhH7bRxnsshx HTdG
Informações disponíveis na plataforma Mapfry

bOsDaBDUFharoQ5EFASgtbuyUq9eZA Svu0JpdpaPO Jc2 ThIy6g88QsY5IoJlY7GdsCNNQXdpDLoq3 Qsi6oai6 iSy9r P7fPVzR0w3ojthDIvoosZdYGhsbzd3gpf7pLlr6W

É preciso que as pessoas compreendam que, quando elas estão num lugar, elas não estão num único compartimento, numa única “região”.

Enquanto prevalecer essa visão elitista, restará às classes altas se iludir com a ideia de bolhas de desenvolvimento e segurança. 

O Haiti não é aqui

Da canção Haiti de Caetano Veloso
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More