Como ouvir o áudio que você gravou no WhatsApp antes do envio

Recurso permite revisão do áudio antes do envio

Dizem que há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Bom, talvez a nº2 tenha recebido uma ajudinha da tecnologia recentemente.

Enviar áudios pelo WhatsApp ao invés de mensagens de texto pode ser uma opção bastante útil e não a toa é o método favorito de muitos usuários, principalmente em situações em que as mãos estejam ocupadas (não faça isso dirigindo seu carro, sempre bom lembrar).

Recentemente, o recurso do áudio ganhou uma atualização que realmente faltava: a possibilidade de escutar o áudio que você fez, antes de enviar para o outro contato ou grupo, podendo refazê-lo caso não tenha gostado do que ouviu.

Veja como fazer

O recurso não é tão intuitivo quanto deveria ser, o que não chega a ser uma surpresa em se tratando de UI/UX padrão Facebook/Meta, por isso a necessidade de uma explicação mais passo a passo, por garantia.

Se você simplesmente apertar o botão do microfone e começar a falar, o áudio será enviado assim que você soltar o dedo, sem chances de escutar antes.

Por isso, você precisa fazer o seguinte, caso queira ter a oportunidade de escutar o áudio antes de enviar:

  • Após entrar na conversa em que você quer enviar o áudio, toque no botão de microfone, segurando o dedo e arrastando para cima, até travar o cadeado e aparecer a interface de gravação. Neste momento, o áudio já começa a ser registrado.
  • Grave o áudio normalmente, sem a necessidade de tocar na tela. Quando você já tiver dito tudo o que queria, NÃO TOQUE NO BOTÃO DE ENVIAR. Em vez disso, toque no botão vermelho no centro.
  • Isso irá pausar o áudio e você poderá assim escutar o que já foi gravado. Toque no botão de Reproduzir para escutar sem enviar.
  • Se estiver tudo conforme você deseja, aí então é só tocar no botão azul para enviar a gravação para o seu contato. Se você não gostou do que ouviu e quiser refazer, basta tocar no ícone de lata de lixo e iniciar todo o processo novamente.

Na versão beta, o WhatsApp já está testando um botão de pausa, permitindo que você possa parar a gravação e depois continuar de onde parou. Em breve essa funcionalidade também deverá estar disponível para todos os usuários.

Gravar áudios no WhatsApp é conveniente em certos casos, mas não abuse. Pode ser uma economia de tempo para você, mas para quem recebe muitas vezes toma mais tempo escurar um áudio de alguns segundos do que ler um simples texto escrito. Então não seja egoísta e só use o recurso de áudio quando for extremamente necessário. 😉

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More