Os influenciadores digitais alteraram a forma de se fazer marketing nesta década. Atualmente, o marketing de influência é um dos pilares de propaganda da maior parte das empresas. Além disso, o estilo de vida conquistado por esses profissionais enche os olhos daqueles que os seguem em todo o mundo. Porém, por ser uma profissão nova, muitas dúvidas ainda rondam o seu funcionamento e a importância deste tipo de trabalho para a área.

Na realidade, os influenciadores não estão com os dias contados, mas terão que passar por diversas adaptações para manter a sua relevância em meio às empresas. Torná-los embaixadores, por exemplo, é uma estratégia de marketing antiga e os influenciadores a trouxeram de volta.

Porém, ainda há uma certa discrepância entre o que é pregado pelos digitais influencers e o que realmente é vivido nos bastidores do setor. O ‘menos é mais’, tão propagado por eles, não é nem um pouco utilizado. Há muita informação, muito merchan, muito fake, muita omissão de fatos e tudo isso acaba fazendo com que tenhamos que dar passos para trás em termos de marketing.

Um exemplo claro disso é o que aconteceu após a popularização dos podcasts. Há tantas informações para serem disseminadas, que ouví-las enquanto realizamos outras atividades se tornou uma necessidade. É nesse contexto que a figura do influenciador pode se mostrar potente. Essa chuva de novidades está trazendo uma tempestade de ‘novas profissões’ e ‘supostos profissionais’, fazendo com que padrões antigos voltem de uma forma modernizada.

Em resumo, o marketing de influência revolucionou o marketing de maneira geral, porém, os excessos possibilitados pelo sucesso do setor, estão minando os profissionais da área e, por isso, é necessário que haja inovações constantes para manter a veracidade e a essência do que faz as vendas acontecerem. Afinal, se pararmos para analisar, um diploma nunca valeu tanto na era de coachs e influencers.

Jennifer de Paula

Carioca, morando atualmente em Portugal e especialista em MKTD. Quero dividir algumas dicas de como descomplicar e desmistificar o
Marketing Digital para ajudar na construção de imagens de um jeito certo, eficaz e duradouro.

Sugestões Nessa Categoria