Cenas de mais um casamento

Escrito e dirigido por Aaron Sorkin, estreia da Prime Video é uma sessão da tarde bem intencionada.

Nos Estados Unidos dos anos 50 o programa “I Love Lucy” dominava a audiência. Para se ter uma ideia do tamanho da sitcon, mais ou menos 60 milhões de pessoas acompanhavam, todas às segundas-feiras, os episódios da vida de Lucy Ricardo (Lucille Ball) e Rick Ricardo (Desi Arnaz). 

“Apresentando os Ricardos”(Being the Ricardos, 2021), da Amazon Prime, se passa nos bastidores de “I Love Lucy”, especificamente durante a semana em que Lucille Ball (Nicole Kidman) é acusada de ser comunista. Naquela época, rolava o Macarthismo, um movimento liderado pelo senador Joseph McCarthy que incluía em uma lista quem era suspeito de integrar o movimento comunista. Lucille, de fato, tinha a carteirinha do partido, mas nunca fez parte dele. Entrou por uma ingenuidade. Sua grande paixão também não tinha nada de ideológica: o marido, o cubano (que ironia…) Desi Arnaz (Javier Bardem). 

2877825

“Apresentando os Ricardos” não vai longe pra entender a perseguição que os artistas viveram nessa época, muito menos está preocupado em destrinçar a televisão como parte do “sonho americano”. É um filme sobre uma família que, embora representasse toda a ingenuidade da época, não conseguia viver fora dos holofotes a mágica mostrada pela televisão.

Aaron Sorkin escreve “Apresentando os Ricardos” com a velocidade que lhe é comum. Lucille Ball é articuladíssima, com uma inteligência charmosa, o que só faz crescer o seu profissionalismo e compromisso com a série. Os diálogos são lindos de ouvir.  Como roteirista, Aaron Sorkin está focado na frustração de Lucille Ball em não ser uma esposa comum, mas ter de sustentar a persona televisiva em tempo integral, mesmo nos momentos íntimos. A ideia dele é investigar como duas personalidades tão magnéticas, talentosas e bonitas podem ser infelizes porque não conseguem acertar o básico de um casamento. 

Este alvo de “Apresentando os Ricardos” faz a pressão baixar dos outros temas envolvidos, como o próprio macarthismo, os bastidores de Hollywood e o estilo de vida americano. Isso distancia o filme de ser mais agressivo nas suas críticas e aproveitar a história para desenvolver o impacto desses temas no casal protagonista. 

rico 2021 capa

Se como roteirista Aaron Sorkin é uma metralhadora, como diretor ele ainda erra a mira. O filme carece daquela composição que valoriza a cena quanto ninguém está falando e que o espectador entenda o sentimento dos personagens e seja ferido na carne mesmo. Falta peso às cenas desse casamento.

Apesar disso, o diretor tira interpretações ótimas do elenco todo, aproveitando bem a química entre Nicole Kidman e Javier Bardem, e imagina um final pra acusação contra Lucille que consegue ser surpreendente. Outra tática positiva foi a inclusão dos depoimentos reais de três profissionais daquela época. O misto de documentário com filme de ficção é bom pra conectar a plateia que não faz ideia de quem foi Lucille Ball ou o que ela representou, e cria uma dinâmica interessante. 

Mesmo com o drama atenuado, o que vemos nessa apresentação da família Ricardo tem conclusão sóbria: por mais famosa, rica ou elegante que o amor na frente das câmeras pareça, é longe delas que famosos e anônimos se igualam na frustração de não ter um lar. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More