Sabe quando você está com raiva de algo e alguém diz para você esfriar a cabeça?
Então, depois desse estudo você vai perceber que esse tipo de conselho faz algum sentido, pois cientistas finlandeses conseguiram “mapear” as nossas sensações corporais associadas com cada tipo de emoção.
Por exemplo: Áreas mais ativas ou “temperaturas mais quentes” estão correlacionadas com sentimentos de amor, felicidade, raiva e orgulho. Já as “temperaturas mais frias” ou áreas menos ativas estão correlacionadas com emoções mais turbulentas como depressão, tristeza e inveja.
Viu? Ficar com raiva realmente deixa a sua cabeça bem quente!
Ps: Esses cientistas esperam que estes mapas de sensações, um dia, possam ajudar a diagnosticar e tratar pessoas com transtornos do humor, no entanto, estas imagens são apenas mapas de áreas onde as pessoas subjetivamente disseram que sentiram algum estímulo, portanto não são imagens termodinâmicas reais, logo elas não são, digamos, científicas (?)
UPDATE 1: Mais importante, no entanto, os cientistas fizeram esse estudo cross-cultural – na Finlândia, Suécia e em Taiwan – com a intenção de mostrar que as sensações corporais das emoções são culturalmente universais.
UPDATE 2: A tradução do estudo está sendo questionada por distorção do conteúdo original.
Estudo Publicado na PNAS¹: http://goo.gl/Ocu3ma
Mais Informações²: http://goo.gl/PzL9LK
A pesquisa é muito interessante e se você quiser conferir o estudo completo você pode acessá-lo aqui.
IMG: Pressmaster/Shutterstock