É mesmo hora de focar no Metaverso?

Alguém ainda se interessa pelo Planeta Terra fora do mundo virtual?

Não é novidade que o mundo da tecnologia e negócios se apaixonou pelo Metaverso nos últimos meses. Nesse ecossistema de realidade virtual, os usuários podem interagir com um ambiente gerado por computador e com outros usuários. 

O preço de algumas dessas propriedades virtuais passou da casa dos milhões de dólares e inúmeras empresas anunciaram investimentos altíssimos no desenvolvimento de algum tipo de ambiente virtual próprio. O tema tomou as pautas rapidamente, especialmente depois que o Facebook anunciou a mudança do seu nome para Meta, sinalizando que irá tentar liderar o movimento em escala global. As promessas são de uma revolução no mundo dos games, conectividade, reuniões virtuais, compras online e muitos outros campos.

Tanto alvoroço me deixou bastante intrigado. Precisamos justo agora tentar replicar a realidade em um mundo totalmente “novo” e virtual?

É compreensível que a realidade não pareça tão animadora: aquecimento global mostrando consequências reais e visíveis, índices de desigualdade crescentes, depressão e ansiedade se alastrando por todas as idades, crescimento vertiginoso de ideologias e políticas extremistas por todo o mundo, expectativa de que novas pandemias surjam, sem falar da vergonha de ainda convivermos com a fome em pleno 2022.

Não seriam esses os verdadeiros desafios que deveríamos estar focados em resolver? É realmente hora para investir tanto dinheiro e energia em criar novos mundos virtuais? E os (inúmeros) problemas do mundo real, quem cuida? Não vejo muitos interessados.

Sinto que muitas vezes queremos nos esconder por trás dos tais avatares virtuais (“bonequinhos” que são a nossa versão no espaços virtuais do Metaverso). Tentamos fugir dos problemas aqui da terra e criar uma espécie de realidade paralela onde podemos ser quem quisermos e literalmente construir e colorir tudo do zero, do nosso jeito. 

Quanta ilusão… Vamos seguir precisando dos nossos salários para comprar os equipamentos de realidade aumentada para acessar o Metaverso (que inclusive, custam uma fortuna). Seguiremos precisando de nossas casas com energia elétrica para estarmos conectados, de ar puro para respirar, água e comida de qualidade, saneamento básico e de governos que estejam minimamente preocupados com a privacidade e proteção dos nossos dados (que estarão cada vez mais na mão das corporações que irão gerir o Metaverso). Todos estes são problemas da ordem do real.

O Metaverso parece mais uma dessas empreitadas do mesmo tipo da “batalha de conquista espacial”: uma tentativa de fuga da nossa realidade aqui e agora por quem mais devia estar envolvido na solução de problemas reais.

Elon Musk e Jeff Bezos querem ir à Marte. Mark Zuckerberg quer que qualquer um crie seu planeta em um ambiente virtual. 

Alguém ainda se interessa pela Terra?

Se uma fração desses investimentos e da energia de tantas pessoas brilhantes fossem dedicados à problemas reais… Talvez em pouco tempo a Terra, na sua versão real, pudesse ser bem melhor que qualquer ambiente virtual.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More