Dez discos para celebrar Elza Soares

Elza Soares faleceu na tarde desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, aos 91 anos.

Elza Soares faleceu na tarde desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. A notícia tomou fãs e colegas de surpresa e repercutiu na imprensa de todo o mundo, lamentando a perda do ícone brasileiro e homenageando o legado da Voz do Milênio.

Seu corpo será velado nesta sexta (21), no Theatro Municipal, mas ela deixou um brilhante catálogo musical, que marcou os altos e baixos de sua vida pessoal e profissional, para nunca ser esquecida. Abaixo, dez discos para lembrar o poder e a glória de Elza Soares, considerada uma das maiores artistas do mundo.

“Do Cóccix até o Pescoço” (2002)

Sob a direção artística de José Miguel Wisnik e produção de Alê Siqueira, Elza Soares lançou “Do Cóccix até o Pescoço”, uma das grandes pérolas modernas de sua extensa discografia, em 2002. O disco entregou canções como “Dura na Queda”, “A Carne”, “Hoje é Dia de Festa” e “Dor de Cotovelo”.

“A Mulher do Fim do Mundo” (2015)

“A Mulher do Fim do Mundo” não só se tornou um dos maiores álbuns da deusa-mulher, mas também se consagrou como um dos trabalhos mais fundamentais da música brasileira da década de 2010. Produzido por Guilherme Kastrup, o disco de 2015 comprovou a potência de Elza com a faixa-título, “Maria da Vila Matilde”, “Coração do Mar”, “Firmeza?” e muito mais.

“Pilão + Raça = Elza” (1977)

“Pilão + Raça = Elza” chegou em 1977 e marcou a passagem da Voz do Milênio pela gravadora brasileira Tapecar, fundada por Manolo Camero. O álbum trouxe compositores como Gerson Alves, que também assinou a produção musical, e Jorge Aragão para montar a tracklist junto com três músicas da própria Elza: “Língua de Pilão”, “Enredo de Pirraça” e “Perdão Vila Isabel”.

“A Bossa Negra” (1961)

Na década de 1960, em que nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Nara Leão brilhavam na cena artística brasileira, Elza Soares apresentou sua bossa negra. Ela cantou “O Samba Está Com Tudo”, “A Barata Serafina”, “Só Vendo Que Beleza (Marambaia)” e mais no LP “A Bossa Negra”, de 1961.

“Deus é Mulher” (2018)

Eleito um dos melhores álbuns de 2018 pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), “Deus é Mulher” também se tornou um dos melhores de toda a discografia de Elza. Atemporal, foi o responsável por 11 faixas certeiras, como a introdutória “O Que Se Cala” seguida de “Exú nas Escolas” e “Banho”.

“Elza Soares” (1974)

Entre os trabalhos mais importantes da carreira de Elza Soares está o autointitulado, um de seus principais títulos dos anos de 1970. Lançado em 1974 pela gravadora Tapecar, “Elza Soares” proporcionou ao público grandes sambas como “Bom Dia, Portela” e “Pranto Livre” na Voz do Milênio.

“Planeta Fome” (2019)

Em 2019, Elza contou de onde veio e mostrou que não iria sucumbir. Estreou “Planeta Fome”, com o qual proclamou sua “Libertação”, falou de “Brasis”, entoou “Blá Blá Blá” e disse “Virei o Jogo”. O álbum, o último de inéditas com a artista em vida, apresentou à geração mais nova essa que foi e sempre será considerada uma das maiores cantoras do mundo.

“Se Acaso Você Chegasse” (1960)

Elza veio com o sambalanço “Se Acaso Você Chegasse” em 1959. A canção deu título ao LP que chegou no ano seguinte, trazendo a participação de Oswaldo Borba em faixas como “Era Bom”, “Dedo Duro”, “Sal e Pimenta” e “Não Quero Mais”.

“Lição de Vida” (1976)

“Lição de Vida” foi outro destaque da discografia de Elza durante a movimentada década de 1970. Antes de “Pilão + Raça = Elza” (1977) e depois de “Elza Soares” (1974), o álbum de 1976 presenteou os amantes de música com a gravação original do samba “Malandro”, composto por Jorge Aragão e Jotabê.

“Com a Bola Branca” (1966)

Com 12 canções, incluindo “Quizumba”, “Nem Vem, Nem Vai”, “Deixa a Nega Gingar (Sandália Dela)” e “Volta Pro Morro”, Elza Soares mostrou sua força em “Com a Bola Branca”. Foi o álbum de 1966, produzido pelo famoso Milton Miranda.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More