Chrome muda logo após 8 anos (e talvez você nem tenha percebido)

Designer do Google, Elvin Hu revelou os detalhes da sutil transformação

O Chrome, navegador do Google, realizou mudanças no design do seu logotipo após oito anos inalterado. Talvez você nem perceba, mas elas estão lá. E como em qualquer trabalho de design, o mínimo movimento tem grandes explicações. :)

Quem tornou os detalhes públicos foi Elvin Hu, designer da plataforma, em sua conta no Twitter. O profissional resumiu as modificações como “uma simplificação do ícone principal, removendo sombras, refinando as proporções e dando mais brilho às cores, em alinhamento com as expressões mais modernas de marca do Google”.

A evolução sutil da identidade, depois da grande mudança da primeira versão, de 2008, para a segunda, de 2011, mostra uma tendência seguida por várias marcas, de “back to basics” e, principalmente, sair de aplicações 3D cheias de firulas para coisas mais 2D e “chapadas”. Algo parecido, inclusive, aconteceu recentemente com as marcas de Globo e SBT, com tons e traços mais definidos.

Update Novo logo Chrome 2022

Hu também destaca uma curiosidade : o time percebeu que certos tons de verde e vermelho usados geravam “uma vibração desagradável de cores”. Então, eles inseriram na nova versão uma mínima (e praticamente imperceptível) variação gradiente tanto no verde quanto no vermelho, como a imagem abaixo mostra.

Update Novo logo Chrome vairacao cor

Algumas variações podem acontecer. Pensando na perfeita aplicação da marca em locais estratégicos, mais ou menos brilho e até uma leve presença 3D podem aparecer para se adequar aos padrões de sistemas desktop e mobile distintos, como Android e iOS. Para os fãs de design, vale ver todas as explicações e exemplos detalhados pelo próprio Elvin Hu em sua thread no Twitter.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More