Pegue o cannoli: os 50 anos de ‘O Poderoso Chefão’

Obra-prima feita por Francis Ford Coppola é um marco do Cinema até hoje.

No dia 24 de fevereiro de 1972, o diretor Francis Ford Coppola fez uma oferta que o público do cinema não poderia recusar. Era a estreia de ‘O Poderoso Chefão’ (The Godfather, 1972). 

O drama desmembrava o núcleo de uma família italiana de Nova York, chefiada por Don Corleone (Marlon Brando). Sempre fazendo favores à comunidade para depois cobrá-los na hora certa, Don Vitto mantinha valores clássicos: a honra, os costumes, a tradição religiosa e, acima de tudo, os interesses da própria família. 

A época do filme é 1945. A Segunda Guerra Mundial terminou, os filhos combatentes retornavam pra casa e encontravam suas cidades completamente mudadas. Não apenas com ruas mais sujas, a degradação herdada da guerra e um certo desencanto por ver o estilo urbano usurpar  a inocência das pessoas que antes viviam em vilas pequenas, com a proposta de uma sociedade fundamentada pelo novo capitalismo. 

1645358849708
A família Corleone

O crescimento econômico no pós-Segunda Guerra Mundial se solidificou como um poder universal. E Don Vitto se acha às voltas dessa ameaça que o boom financeiro trazia, como o consumo de drogas, aos seus negócios de contravenção. 

É justamente por se recusar a dar apoio policial e político na entrada da cocaína na cidade aos demais membros da organização a que ele pertencia, que a família Corleone vai de glória a quase ruína. 

Francis Ford Coppola filma ‘O Poderoso Chefão’ com o máximo de realismo. Suas ambientações são estragadas, urbanas; o tom da narrativa é pesado e dissolve os temas caros à época do filme sem dar trégua ao espectador. Estão lá as hierarquias de poder, a polícia e política como andaimes da corrupção, a degeneração moral das instituições estatais e um certo complô familiar para sempre garantir o desenvolvimento do topo da pirâmide. 

‘O Poderoso Chefão’ é de 1972. O cinema inaugurava o olhar crítico a respeito do american dream. O filme arrebentou as portas para diretores da Nova Hollywood – o movimento cinematográfico que rompiam com às narrativas travadas da era clássica – como Martin Scorsese, Steven Spielberg e Brian De Palma. A turma de autores desenhou a visão do artista em detrimento do controle dos grandes estúdios; discutiam temas contemporâneos e expunham as feridas sociais. Para se ter uma ideia do quanto “O Poderoso Chefão” era inovador, antes dele somente um filme vencedor do Oscar ousou disparar contra a cultura do sonho americano: “Perdidos na Noite”, de 1970 e dirigido por John Schlesinger, um potente drama sobre um cowboy inocente que larga o interior do Texas em direção à Nova York, e por lá vive a dura realidade urbana. 

o poderoso chefao1
O diretor, Coppola, e o elenco.

A produção de Coppola não foi fácil. A Paramount, o estúdio dono do filme, bateu o pé por uma história menos pecaminosa. E Coppola foi pra cima pra manter sua liberdade criativa. Em vez de Laurence Oliver no papel principal e Jack Nicholson como Michael Corleone, o diretor só enxergava o problemático Marlon Brando e o novato Al Pacino. 

Se os problemas de ‘O Poderoso Chefão’ ultrapassaram a escalação do elenco, o diretor não deixou que eles impedissem o resultado final de ser a criação de uma saga perfeita. 

Don Vitto é o padrinho. É um patriarca, mas seu substituto direto precisava ter o mesmo apetite, o mesmo instinto e ambição que o tirou da sua terra natal até a era moderna americana sem pestanejar. Eles são italianos que acreditam na América. 

Na maravilhosa sequência que abre o filme, o casamento da filha de Don Corleone, Michael Corleone (Al Pacino) surge fardado. Ao lado da namorada tipicamente americana – por si só, um ato de negação ao tradicionalismo – Michael conta a ela como o pai resolvia os problemas: “Fazendo uma oferta que ninguém poderia recusar: uma arma na cabeça”. 

Toda a sequência é uma aula de apresentação de personagens. O lugar messiânico que Don Corleone ocupa, recebendo membros da comunidade. Sonny (James Caan) quebra a câmera fotográfica de um agente do FBI que espionava a festa, cospe quando um desses agentes apresenta o distintivo, e vai para o banheiro da casa fazer sexo com a amante. O filho adotivo, Tom Hagen (Robert Duvall), fala pouco, sempre com a cabeça baixa, mas mantendo os olhos firmes para pedir acesso à família como se fosse um membro nativo. O primogênito, Fredo Corleone (feito por John Cazales, um ator que participou de apenas cinco filmes antes de morrer de câncer, e todos obras-primas do cinema americano) tem o jeito de um adolescente irresponsável.

al pacino marlon brando the godfather publicity photo 1972 david lee guss

Coppola faz mágica. Durante 40 minutos de festa de casamento, ele mostra uma família que, sim, tem negócios escuros. Mas, mantém o métodos dela em fogo baixo. Na antológica cena seguinte, quando o produtor de cinema que deveria cumprir um pedido de Don Vitto se recusa a fazê-lo, uma cabeça de cavalo é deixada em sua cama. Percebe o poder da imagem? Minutos antes, esse produtor se gabou da excentricidade de ser um criador de cavalos. Rejeitou sem cerimônia o pedido de Tom, o mandatária de Don Corleone. Por que alguém poderoso como ele deveria acatar a mensagem de um carcamano? Em vez de matar, a família Corleone trabalha enxertando terror. A cena começa contextualizando a enorme mansão e se chega lentamente ao quarto do produtor, Jack Woltz (John Marley). Vemos um Oscar na cabeceira dele – revelando alguém talentoso, influente, mas egocêntrico – vemos lençóis de cetim e, com um zoom-in super tenso, Jack Woltz tira o lençol, revelando a cabeça decapitada do animal. Copolla alarga o suspense até ferver o completo horror; mostra que a influência de Don Vitto não depende da morte de um homem para se fazer imponente. É com essa maravilha de decantação de cena, frame a frame, que nós entendemos quem é o verdadeiro chefão.

Contudo, ‘O Poderoso Chefão’ é mesmo sobre a transformação de Michael. Herói de guerra, frio e inteligente, nem ele, nem o pai, imaginavam sua participação na máfia. O chamado vem. E com ele vem também o peso de um amadurecimento tortuoso, pecaminoso e trágico. 

Mario Puzzo, autor do livro de mesmo nome, adapta sua história ao lado de Coppola como uma tragédia grega. A saga da família emula o declínio moral de um império. Mais do que um filme de máfia, ‘O Poderoso Chefão’ é o estudo de uma Era. 

Os dois – Puzzo e Coppola – dispensaram esteriótipos (ninguém fala cazzo, a palavra máfia jamais é dita a projeção) para escreverem diálogos imortais (não é nada pessoal, são apenas negócios; deixe a arma, pegue o cannolil) e sequências geniais. A cabeça do cavalo na cama do produtor de Hollywood (uma ironia do diretor aos produtores-executivos do seu próprio filme?); o tiroteio contra Don Vitto; a violentíssima morte de Sonny; o retorno de Michael e, ainda hoje, um dos finais mais potentes do cinema: o batismo do sobrinho de Michael. 

o poderoso chefao o epico 1 plano critico

É ali que a arco se fecha. Coppola arma a sequência para simbolicamente nós vermos o batismo de Michael ao mundo do crime. Um herói de guerra transformado em pontífice da máfia. “Não há diferença entre as guerras do crime e da política”, concluiria ele ao ser confrontado pela esposa, Kay (Diane Keaton). 

A fotografia mágica de Gordon Willis, que brinca com as sombras e a luz para revelar e ressaltar o interior dos personagens, juntamente com a trilha de Nino Rota, tornam o desfecho altamente metafórico, assustador, realista e violento. A cena permanece influente. Foi copiadíssima devido ao seu poder simbólico e técnico, já que a montagem paralela e a direção monumental de Coppola, elevaram-na à catarse.

Eu revi ‘O Poderoso Chefão’ no dia 24 de fevereiro de 2022. Impossível dizer o que se passou na mente das pessoas que deixaram a sessão de cinema 50 anos antes de mim. Provavelmente, nós compartilhamos o mesmo impacto: o Poder Econômico, a Família e a Igreja são a trindade fundadora de qualquer civilização. 

A atemporalidade do filme com seu retrato realista da decadência social diante da emersão de novos agentes de poder e novas formas de controle político, moral e econômico, mostra que esse sistema vai nos mover para sempre. Ou ser o próprio fim. Não sabemos. Mas a razão dele existir é simples, e não é nada pessoal: são apenas negócios. 

O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)

Onde assistir: em cartaz nos cinemas, e no TelecinePlay

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More