O seu tempo de vida, em quadradinhos. Uma imagem que pode mudar sua vida

O escritor Tim Urban criou um sistema que pode mudar totalmente a sua percepção de tempo e tem o potencial de realmente mudar a sua vida, não no sentido poético da auto-ajuda, mas no sentido mais prático mesmo.

“Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo. Temos todo o tempo do mundo.”

Assim dizia o Renato Russo.

Engraçado como essa noção de que a gente tem todo tempo do mundo pela frente vai mudando conforme a idade. Lembro até hoje quando descobri, bem pequenininho, que um dia eu também ia morrer. Lembro também quando aconteceu com o meu filho, que com uns 3 ou 4 anos me perguntou “pai, eu vou morrer um dia?”

A resposta mais comum é: “ah, isso ainda tá muuuuuito longe, você tem a vida inteira pela frente”.

E a gente se agarra nessa resposta e leva pela vida afora, evitando pensar muito sobre o assunto.

Mas calma que o post não é sobre morte, mas sim como percebemos nossa cota de tempo aqui pela Terra. Ou seja, é sobre vida e o quanto a nossa noção de tempo é mesmo muito flexível. É bem legal, pode seguir para o próximo parágrafo.

O tempo que passa diferente

Claro, você sabe muito bem que o tempo não passa na mesma velocidade na sala de espera do dentista e no parque de diversões. Mas já parou para pensar que tipo de noção você tem em relação ao seu próprio tempo de vida? A gente introjetou tanto a postura do “ah, tem muito pela frente ainda”, “até uns 80 tá bom…” que essa medida é talvez a mais imprecisa noção temporal dentro da nossa cabeça. Mais abstrato impossível.

O escritor e ilustrador Tim Urban (do Wait But Why) criou um sistema que pode mudar totalmente essa percepção e tem o potencial de realmente mudar a sua vida, não no sentido poético da auto-ajuda, mas no sentido mais prático mesmo. Basicamente é uma visualização do seu tempo de vida. E é surpreendente como uma visualização pode mudar tudo.

Vamos imaginar que você tenha uma vida de 90 generosos anos reservada para você. Se você dividí-la em semanas (cada ano tem 52), fica assim:

Weeks

São 90 filerinhas de 52 quadradinhos, cada uma representando uma semana da sua vida.

Só de olhar para essa imagem e pensar “bom…é isso que eu tenho para viver”, estampado aí bem na sua frente, já muda uma chavinha no seu cérebro. Apesar de ser uma estimativa e puramente ilustrativa, é algo palpável. Pode ser um retângulo maior ou menor, ninguém sabe, mas é uma boa estimativa do que você tem em mãos.

Geralmente, esse retângulo é dividido mais ou menos assim:

– AZUL: bebê
– VERDE ESCURO/VERDE CLARO/AMARELO/LARANJA: escola
– ROSA: carreira
-ROXO: aposentadoria

Weeks-block-LIFE1

Nos textos à esquerda da imagem estão alguns “pontos-chave” nessa jornada, tipo maioridade, idade média em que as pessoas se casam, idade em que geralmente nasce o primeiro filho, etc.

Uma outra maneira de ler o retângulo é vendo algumas pessoas famosas que não tiveram a sorte de ter uma vida tão longa. Veja quantas semanas elas deixaram de ter comparadas com alguém que tenha vivido 90 anos:

Weeks-block-DEATHS2

Ou ainda, quando alguns seres humanos bem especiais fizeram suas grandes contribuições para a humanidade:

Weeks-block-template-EINSTEIN-3

Enfim, quanto mais dados a gente for colocando nesse retângulo, mais tangível vai ficando nossa ideia sobre nosso tempo de vida porque, como sempre repito, os números iludem. E só servem para alguma coisa quando são comparados com números que a gente já conhece bem.

Na verdade, para acentuar esse efeito de trazer os dados mais para o chão, o melhor que você pode fazer é usar experiências pessoais e sua própria história de vida. Personificar ao máximo.

O SEU RETÂNGULO

Então é chegada a hora do SEU retângulo. Depois você pode imprimir com calma e colorir, mas por enquanto tente apenas apontar com o dedo mesmo os seus “marcos importantes”. Ache o seu dia presente, depois sua infância, sua época de escola, seu primeiro emprego, viagens, seu casamento, tudo o que puder.

Weeks-block-YOU

Depois, afaste um pouco sua cadeira e olhe. É nessa hora que você vai entender porque isso é uma das coisas mais legais que você já fez na sua vida. Algo simples, mas profundamente impactante. É o seu mapa, a sua vida até agora, contextualizada dentro do tempo que você tem para fazer coisas. Bom, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Provavelmente, logo depois de olhar para os quadradinhos preenchidos, você vai perceber os que ainda estão pela frente. E esses são mesmo os mais importantes, porque são os que ainda dá para controlar. Tudo o que você fez nos quadradinhos anteriores ao dia de hoje, transformaram você na pessoa encarregada de controlar os próximos. E mais uma ficha: não, não temos todo tempo do mundo. Mas isso não é tão ruim porque pelo menos enquanto a gente ainda envelhecer e tiver o desgaste natural dos seres vivos, a chance de rechear nossos quadradinhos com coisas legais também vai diminuindo. E quadradinho é para ser legal, não penoso. Portanto o importante é usar bem os que ainda temos controle, independente de quanto sejam.

Sugestão final

Faça um quadro com esse retângulo (você pode até encomendar pronto), pra olhar todos os dias. E aí saia carregando seu saquinho de quadradinhos restantes e faça valer cada um deles. para você e/ou para outros.

“Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo. Temos 90 fileiras de 52 quadradinhos.”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More