Toyota Gazoo Racing: quando sua sub-marca tem uma identidade própria

HTML tutorial

Você certamente tem uma ideia formada a respeito de muitas marcas, inclusive aquelas que você não consome (a tal imagem de marca).

Algumas associações podem ser positivas, em linha com o que a própria marca planeja em sua identidade; em outros casos, há um claro conflito entre como a marca gostaria de ser vista e como efetivamente o é. Neste casos, reverter esta inconsistência é um árduo trabalho.

Da mesma maneira, uma arquitetura de marca que traz a coexistência de sub-marcas por vezes antagônicas à marca-mãe, traz um desafio extra na construção de tal identidade.

Você pode, por exemplo, fazer piada com o próprio preconceito (“conceito prévio, já existente”), renegando parte da identidade ao demonstrar o quanto ele é verdadeira; uma exposição caricaturada de parte do eu para mostrar um novo momento um novo contexto, uma nova forma de se enxergar (como marca ou parte dela).

Reflexões a partir deste filme para a Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca japonesa de carros, promovendo o modelo Supra 2022.

A criação proposital de um conflito entre o que aquele produto transmite (um carro esportivo de alta performance) e uma visão mais estereotipada de executivos/as tradicionais… da própria empresa.

Uma boa história para fazer ‘vários filmes publicitários em um só’, sem deixar de destacar recursos do produto.

JC Rodrigues

Entusiasta e Pesquisador sobre modulação da percepção de realidade; de forma retórica (storytelling), psicológica (psicologia comportamental) ou tecnológica (tecnologias digitais/virtuais de imersão).

Previous Post

Assista ao trailer de Rise, o filme sobre os irmãos Antetokounmpo, da NBA

Next Post

O gênero dos/as Assistentes Virtuais

Related Posts