Dobráveis da Apple podem ter tela estilo Kindle do lado de fora. Veja como seriam

Tecnologia ePaper avança a cada dia e pode ser divisor grande diferencial por conta da economia de energia

A maioria dos tablets dobráveis que estão disponíveis hoje no mercado usam duas telas OLED: a interna grande, “de trabalho” e uma externa menor, “secundária”, geralmente apenas para verificar notificações com mais rapidez e praticidade.

Optar por uma tela externa usando tecnologia E Ink/ePaper (como as do Kindle), significaria um display menos responsivo e com menos cores, mas extremamente mais eficiente do ponto de vista de economia de energia, o que é fundamental para um tablet, por exemplo. Por isso a Apple resolveu testar essa combinação como uma opção para algum dispositivo ainda não anunciado, como um smartphone ou tablet dobrável.

Embora a E Ink seja mais conhecida por suas telas monocromáticas que a Amazon usa em seus Kindles, a empresa também tem uma linha de telas coloridas. Mais recentemente, anunciou o E Ink Gallery 3 , uma nova versão que é capaz de produzir mais cores com uma resolução melhor. E tambéḿ mais responsiva, embora ainda não tanto quanto um painel OLED ou LCD equivalente. Vídeos promocionais lançados pela E Ink mostram como o display pode ser dobrado ou enrolado.

ePapers não são mais apenas monocromáticos ou com baixa resolução

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, o EPD [Electronic Paper Display] tem o potencial de se tornar a solução mainstream para a capa/segunda tela dos dispositivos dobráveis, graças à sua excelente economia de energia. Ele acrescenta que o display E Ink também está sendo testado em “aplicações semelhantes a tablets”.

Há rumores persistentes de que a Apple está planejando se juntar a Samsung e Huawei no lançamento de um dispositivo dobrável. Em 2021, surgiram relatos de que a Apple estaria prototipando displays dobráveis internamente, e a partir de abril deste ano Kuo estava prevendo que a Apple poderia lançar um dispositivo com uma tela dobrável de 9 polegadas em 2025.

A Bloomberg também informou que a Apple poderia estar trabalhando em um dispositivo com uma tela dobrável adicional, maior que 20 polegadas,mas apenas para 2026.

Embora a Apple esteja atrasada no mercado dos dobráveis, ela tem uma carta na manga por conta do iPadOS, seu sistema operacional que possui um suporte robusto de aplicativos de desenvolvedores de terceiros. Em contraste, os dobráveis existentes do tamanho de tablets como Samsung, Oppo, Huawei e Honor têm que contar com o Android, cujos aplicativos oferecem suporte inconsistente para dispositivos de tela grande (o Google anunciou recentemente que espera mudar isso).

O dispositivo dobrável da Apple provavelmente ainda está a anos de distância. Mas a última atualização de Kuo oferece uma perspectiva interessante de onde a Apple pode estar indo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More