Fast foods locais estão se apropriando de imagens do KFC. E o que a marca fez? Ajudou

“Wanna steal our images? Fine, but do it properly, please” diz o KFC no seu site ChickenStock.net, feito para oferecer imagens da marca em alta resolução para os competidores. Completamente grátis.

Não é de hoje que o KFC é vítima de cópias, roubos e plágios. Por anos a rede de fast food tem lidado com todo tipo de imitações em diversos países. Da identidade visual até os nomes dos produtos, tudo já foi copiado.

comparison stolen original

No Oriente Médio essa prática chegou em outro nível: os concorrentes estão fazendo download de imagens dos produtos do KFC direto do Google e as usando pra se promover, colocando-as em menus, fachadas, adesivos de loja etc.

Para esses “ladrões de galinha”, o KFC preparou uma resposta inusitada. Em vez de combatê-los ou apelar por meios legais para resolver a situação, a marca foi no caminho oposto e resolveu ajudá-los.

Confira o case abaixo:

Além do site e publicações nos canais sociais da marca, a campanha inclui anúncios impressos e OOH veiculados nos países da região onde o uso indevido das imagens foi detectado com mais frequência, como Egito, Líbano e Jordânia.

  • OOH 01
  • OOH 02
  • OOH 03
  • OOH 04
newspaper

A iniciativa deu tão certo que o site acabou caindo pelo número imprevisto diário de downloads. Inicialmente o monitoramento mostrava um alto número acessos vindos de usuários do Oriente Médio, mas a viralização da campanha pelo Twitter fez com que pessoas de mais de 40 países também baixassem as imagens, atingindo um pico de mais de 10 mil menções no Twitter e mais de 3000 downloads em um dia.

sitedown

Apesar de parecer loucura, a campanha tem um objetivo maior do que apenas ajudar os concorrentes a usarem as imagens do KFC corretamente. Com toda essa exposição, os consumidores vão estar mais atentos ao fato de que podem estar sendo enganados, e mais do que isso, a marca reforça a qualidade dos seus produtos através da mensagem que embala a campanha em todos os pontos de contato : “você pode roubar nossas imagens mas você nunca vai roubar nosso sabor.”

A ideia foi desenvolvida pelo KFC Arabia em conjunto com a agência TBWA\Raad.

O projeto já ganhou alguns Festivais de Publicidade como Lynx e no Capples e pelo que tudo aponta tem tudo para ir bem em Cannes e nos Festivais a caminho.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More