Delivery Avenues: a falta que faz o P de Praça

A gente começa a se acostumar com notícias de novas startups entrando no negócio do varejo de alimentos, sejam itens de mercado, sejam refeições prontas, todas elas perseguindo a estratégia que combina dark stores com apps de entregas. 

Essa eficiente dobradinha que reduz o custo de ocupação do espaço, por conta seu lado dark, as lojas ficam em lugares menos movimentados, enquanto também traz a eficiência das entregas rápidas por meio de aplicativos próprios ou de terceiros, como iFood e Rappi. 

Se tal combinação é tão forte ao ponto de desabrochar inúmeros negócios, há uma terceira característica inerente ao segmento que tem muito a melhorar. 

Praticamente todas as operações em dark stores ignoram o poder de fachada que um bom ponto oferece. 

Not so dark kitchens

A reportagem do Brazil Journal a sobre a Olga Ri menciona algumas estratégias eficientes da empresa, como o dimensionamento variável das cozinhas ou o posicionamento híbrido entre fast food e casual dining

Se cada salada é montada com cuidado, a seleção de pontos parece estar no automático, com os possíveis endereços para os novos restaurantes orbitando os lugares “suspeitos de sempre”. 

6T9VtpoFHAcssh1B mA7XaayacW AJJY7BxpFMGdrRKgxzAYXdlJn0HHd2 kKYrNMCdP1ueQ9 WrAHIMq1bgEXuk6hPPtmOl CWnme6F8RThaGGZ0jRa4t65yNnns7JgodqziYtwA55Cmng7Ug
Final de Casablanca

O paralelo do autor, Pedro Arbex, com a cena final do filme Casablanca, em que o inspetor Renault ordena que se busquem suspeitos de crimes comuns para encobrir Rick Blane, diz muito.

A nova leva de startups parece ignorar o mantra de que as três coisas mais importantes do varejo são: localização, localização, localização

Indo além da iteração, uma boa localização exerce diversas forças sobre o desempenho de um negócio. 

  • Ela proporciona uma área razoável para entrega ou ida até a loja, sua área de influência;
  • Ela se confunde com seu endereço, como a linha Schutz 944, que traz consigo a numeração da loja da marca na prestigiada rua Oscar Freire, em São Paulo.
  • Principalmente, localização é marketing!

Uma boa localização gera um enorme poder de fachada, a loja é mais poderosa que um outdoor.

Enfiar lojas em ruas escondidas ou deixar que sejam engolidas pela diversidade de opções dos bairros Itaim e Pinheiros, é ignorar o papel que a visibilidade exerce sobre as vendas.

A rede McDonalds sabe disso, sendo uma das que mais investe na qualidade de suas localizações, conquistando o efeito fachada, e continuamente potencializando esse efeito com campanhas de mídia exterior. 

Lembre-se:

Quem não é visto não é lembrado

As pessoas comem com os olhos

Ditos populares bem verdadeiros, quando combinados geram um efeito poderoso.

Por outro lado, os riscos de uma má localização são:

  1. A briga por espaço nos apps de entregas é grande, até porque eles também operam marcas próprias ali dentro e podem perfeitamente reduzir o alcance de alguma operação para reforçar suas ofertas.
  2. A opção do app único por marca é desafiadora, pois se restringe aos clientes mais leais.
  3. Campanhas de mídia demandam constante e cara sustentação.
Enquanto quem tem uma boa localização pode extrair mais vendas da visibilidade que ela oferece. 

Agora vamos retornar ao título deste artigo e falar das Delivery Avenues

Este é um conceito novo e totalmente aplicável às operações de entrega de refeições.

bandeirantes
Avenidas movimentadas

A ideia é ocupar lojas com alto poder de fachada, ou seja, em ruas com muito movimento no sentido da ocasião de consumo, como caminho para casa no final do dia ou ida para o trabalho.

Essa loja não precisa ser estratégica para o cliente estacionar e fazer uma refeição, seu principal foco é que, ao passar em frente, ele se lembre e faça um pedido para receber quando chegar em casa ou no trabalho.

Esses pontos em avenidas super movimentadas estão totalmente disponíveis, podendo ser alugados por baixo valor, representando ao mesmo tempo a eficiência no custo de ocupação e um alto poder de fachada.

Além de as vias movimentadas permitirem uma área de entrega mais ampla por conta de sua velocidade.

Pense na Av dos Bandeirantes em São Paulo, no trecho após o aeroporto de Congonhas, sentido bairro.

Logo à frente temos dois outlets de mobiliário para escritórios, uma concessionária de carros usados, uma loja de vasos de cimento e um ponto de venda de palmitos. 

A partir deste ponto a Avenida dos Bandeirantes escoa enorme fluxo para a Zona Sul e o ABC, sendo um ótimo ponto de divulgação e via para entregas rápidas.

Passou da hora de revermos a lógica de escolher pontos como quem busca os suspeitos de sempre. 

A falta que o P de Praça faz.
Nem tudo deveria ficar em Vegas
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More