Uma lista de dez games primorosos em P&B para saborear

Se você, assim como eu, é fã de games que são concebidos em preto e branco ou forjados em belos tons de cinza, este post é pra você. Fiz uma seleção de jogos emblemáticos que experimentei com essa pegada visual. Vamos para a lista (sem ordem de preferência, só fui lembrando e escrevendo).

1.SILT

silt

Este indie game é uma pérola – sem fazer trocadilho com a temática aquática. Silt é uma exploração em um inóspito ambiente marinho dark. Você controla um mergulhador que consegue possuir as criaturas e usar seus “poderes” para resolver os puzzles. As ambientações são muito sinistras.

2.FRACTER

fracter

Fracter já foi assunto de um post inteiro aqui no UoD. Jogaço de atmosfera tensa e com elementos sonoros únicos para dar aquele arrepio gostoso. Você comanda uma garota em um labirinto tétrico fugindo de suas cópias sombrias e resgatando partes de sua alma. Vale muito!

3.LIMBO

limbo 1

Bom, LIMBO é um dos indies mais icônicos e premiados do ecossistema gamer. Puzzle-plataforma que fez uma escola de jogos derivados dentro da mesma temática. Limbo diz tudo sem usar uma palavra na estrutura narrativa. Já zerei umas quatro vezes em quatro plataformas diferentes e – toda vez que jogo – sempre descubro algo novo. Obrigado, PlayDead por essa maravilha.

4.DEATH CROWN

deathcrow

Título estranhão e divertido ao extremo. Death Crown é um tipo de RTS com gráficos de jogo de PC dos anos 80. O único problema é que é curtinho demais.

5.STILSTAND

stilstand

Stilstand é uma visual novel com uma narrativa bem particular para games: é uma história desenhada à mão sobre a terrível sensação de ficar sem rumo na vida e ver o cotidiano escorrendo no meio dos seus dedos. Não tem muito desafio, pois – basicamente – é só ir clicando em elementos na tela, mas o desenrolar da trama é legal.

6.ARROG

arrog

Meia hora de gameplay sobre aceitação da morte e tradições funerárias peruanas. Mais um indie game desenhado à mão com trilha sonora beeeeeem estranha.

7.VASILIS

vasilis

Vasilis é um game bem dramático. Nele, você controla uma senhora de alguma idade percorrendo as ruas de Kiev (Ucrânia) em busca do marido desaparecido. O grande problema é que estão ocorrendo protestos contra o governo e é preciso ter cuidado com tudo ao redor.

8.ALVEOLE

alveole

Acho que a melhor palavra para definir esse game é “engenhoso”. Alveole é um puzzle game MUITO minimalista. Mas, muito mesmo. Você só faz uma coisa no game: aperta um botão e a personagem pula; no entanto, os criadores do game fizeram um mega desdobramento em cima dessa simples ação e você precisa combinar a ação de pulo com momentos de não fazer nada para ir liberando os troféus do jogo.

9.PONG

pong

Esta lista não estaria completa se não falássemos de um dos games mais importante da indústria de jogos: o PONG! Nascido originalmente em preto e branco, o jogo é uma partida de tênis minimalista e um dos pontapés iniciais nos consoles domiciliares. Ele foi feito em P&B porque era o que tinha na época, mas é um clássico que segue vivo até hoje inspirando muitos games.

10.HIVE (CARBON EDITION)

hive

Opa! Claro que essa lista não teria somente jogos digitais. Um bom boardgame sempre brilha nesse tipo de ocasião. Hive é um dos meus games de estratégia favoritos. Essa versão especial com as peças pretas e brancas é sensacional. Vale cada centavo. As peças são de bakelite e deixam qualquer mesa mais bonita. =)

Mandem sugestões nos comentários. Adoro conhecer novidades da categoria. =)

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More