Cannes Lions: nossas 38 apostas dos que devem levar Leões

Uma lista com os filmes, anúncios e os criativos que devem emplacar nessa edição do Cannes Lions.

“Independent Journalism for an Independent Life”, da Droga5 NY para The New York Times

Para mostrar que o que você lê inspira o que você é, junto com a importância de sua independência, o The New York Times lançou uma série de filmes que trazem um retrato de alguns de seus mais longevos assinantes, com base apenas em títulos de matérias e conteúdos reais produzidos pelo jornal. O principal deles é Vera, assinante desde 1947.

https://www.youtube.com/watch?v=F7VJPgqYsBE

“Shot on iPhone 13 – Life is but a dream”, da TBWA\Media Arts Lab (Los Angeles) para Apple

Muitos comerciais e trabalhos vem sendo premiados, nos últimos anos, pela qualidade da ideia e das imagens e o selo “Shot on iPhone”. Desta vez, eles foram além, produzindo um curta-metragem que une fantasia, humor, comédia, horror e artes marciais, dirigido pelo premiado Park Chan-wook. Com cerca de 20 minutos, o filme foi assistido por mais de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos e Coreia em seu mês de estreia, tendo o coreano como língua oficial. Chama tanta atenção pela produção que muitas vezes você se questiona se realmente foi captado só com o celular – e a beleza da ideia tá aí mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=HnzKqxtnWDY

“Real tone”, trabalho interno do Google

Historicamente, pessoas com a pele negra sempre tiveram mais dificuldade de conseguir boas fotos com seus smartphones, uma vez que tanto as câmeras quanto a tecnologia por traz dos softwares não trazia benefícios para diferentes situações de luz e contraste. Para minimizar essa questão, o time do Google trabalhou para desenhar um sistema mais inclusivo, unindo engenheiros, fotógrafos e outros especialistas para garantir que a câmera de seu smartphone, bem como o editor do Google Photos, oferecessem recursos que trouxessem uma percepção mais real dessas captações, e exaltasse a beleza natural presente em cada tom de pele, em vez de ofuscá-la.

“Love, Lawers and the government”, da TBWA\Chiat\Day (EUA) para Family Equality

“De onde os bebês vêm?”. A resposta pode ser óbvia e direta ao ponto, mas não se você for um casal gay que teve de passar por uma série de processos burocráticos para finalmente poder ter seu próprio filho. Menos ainda se você escolher o sarcasmo e o bom humor para jogar luz à causa, como fez a Chiat\Day, de Los Angeles, para a Family Equality, que luta para que esse percurso seja mais curto e simplificado. Solução criativa numa peça clássica de TV.

“9/12: The Untold Story of Reconnecting New York”, trabalho in-house da Verizon

A Verizon, uma das principais operadoras de telefonia e dados do mundo, relembrou o 20º aniversário do 11 de setembro de uma forma especial: contando histórias que poucos conheciam sobre o “dia seguinte”, quando uma força-tarefa da empresa teve que atuar para, literalmente, “reconectar Nova York”.

Uma série de conteúdos especiais foram produzidos, com colaboradores da empresa contando causos especiais e contextualizando as situações em meio a fotos e vídeos da época. Uma excelente forma de falar de serviço, de conexão e de propósito – longe dos formatos tradicionais de publicidade.

“Reset”, da Madwell (EUA) para Verizon

Imagina se a vida real tivesse uma conexão horrorosa, fazendo a gente sofrer com o “lag” característico dos jogos eletrônicos. Para evitar, melhor garantir o 5G da Verizon, como sugere este comercial, que ilustra o caos que seria uma vida com baixa conexão. :)

“The Killer Pack”, da VMLY&R Mumbai para Maxx Flash

Soluções criativas de design sempre chamam atenção no Cannes Lions. Sobretudo aquelas que geram um benefício real a algum recorte da população. “The Killer Pack” é um exemplo prático: para auxiliar a controlar infestações de mosquitos em regiões pobres da Índia, que proliferam doenças como dengue e malária, a empresa Maxx Flash transformou a embalagem de seu popular repelente em uma ferramenta de combate aos insetos. Os invólucros são 100% biodegradáveis e trazem probióticos que matam larvas de mosquitos, sem interferir na vida de outros animais como pássaros, ratos e cães. Uma solução paliativa, mas adequada à uma realidade de mercado e, principalmente, social.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More