Cannes Lions: nossas 38 apostas dos que devem levar Leões

Uma lista com os filmes, anúncios e os criativos que devem emplacar nessa edição do Cannes Lions.

“Super.Human.”, da 4creative (Reino Unido) para Channel 4

Em 2013, o Grand Prix de Film Craft Lions, que destaca a qualidade das produções, foi para “Meet the Superhumans”, trabalho excepcional de produção da 4creative, in-house do inglês Channel 4 para divulgar as transmissões dos Jogos Paralímpicos 2012. Desde então, todo ano de Olimpíadas, o time interno da emissora vem tentando manter a barra lá em cima. Em 2017, “We are the Superhumans”, para mim, até superou o anterior, mas ficou com troféus de Ouro. E este ano, apesar de replicar o conceito mais uma vez, a produção e “Super. Human.” é impecável e muito difícil de voltar da Riviera sem um Leão para chamar de seu.

“Samsung iTest”, da DDB Nova Zelândia para Samsung

Quem usa iPhone a vida inteira, muitas vezes sequer cogita mudar para um celular com sistema Android, por achar que não vai saber usar ou se acostumar. E, com isso, nem se aventura a testar as ferramentas e funcionalidades. Mas e se você pudesse transformar seu iOS em um Android instantaneamente, ver como é fácil e sair quando quisesse? Foi o que a Samsung fez com um sistema simples, conseguindo colocar seu sistema em um site mobile que literalmente transformava a experiência do iPhone em um smartphone da marca.

Só o sistema merecia um prêmio, mas a estratégia como um todo, que foi desde billboards posicionados estrategicamente em frente às lojas da Apple, acesso a influencers focados no sistema iOS e as demos internas que emulavam conversas por SMS ou até tutoriais de fotografia deixam tudo ainda mais robusto.

“Black-owned Friday”, da BBH Nova York para Google

Que tal transformar a Black Friday em algo positivo para a comunidade negra? Com apoio de T-Pain, artista vencedor do Grammy, o Google e a BBH criaram uma música que destacava pequenos negócios liderados por empreendedores pretos, que iam desde vestuário e artigos de decoração a serviços diversos. O clipe da música apresentava muitos desses produtos, e as ferramentas do Google permitiam que os interessados encaminhassem suas compras diretamente – chegando a triplicar os resultados de diversos deles durante a data comercial, além de multiplicar as buscas por “lojas de donos negros próximas de mim”.

“Mario”, da Media.Monks México para Federação Mexicana de Futebol

Lançado em 19 de outubro, Dia Nacional contra a Descriminação no México, este curta parece contar a história fictícia de Mario, um garoto comum, de um bairro pobre do país, apaixonado pelo futebol. Ao final, porém, descobrimos que trata-se da história real de Maribel Dominguez, maior goleadora da Seleção Mexicana de Futebol Feminino e integrante do Hall da Fama desde 2020, que durante sua infância teve, por anos, que se passar por menino para poder jogar futebol. “Me chamavam de Mario. Mas sempre fui Maribel”. Um recado poderoso.

“Find your own way”, da Dentsu Japão para Otsuka Farmaceutics

Um belo filme que transforma realidade e fantasia para ilustrar, sem palavras, o caos mental de uma estudante de forma lúdica para vender… um isotônico. Faz mais sentido quando a gente dá o play, e a qualidade de produção definitivamente chama atenção.

“Piñatex”, da L&C Nova York para Dole Sunshine Company

Unindo a busca por um material sustentável para a produção de vestuário e calçados – em alternativa ao couro e ao plástico – e a diminuição de desperdícios em produções agrícolas, uma agência, uma empresa de alimentos e outros players da indústria chegaram ao Piñatex. Ao analisar o potencial das folhas de abacaxi em se tornar uma fibra resistente e passível de ser transformada em tecido, e que até então era totalmente descartada, a união criou uma matéria prima que garante ser 100% vegana, livre de crueldade animal e sustentável – uma vez que, depois de virar roupa ou outro artigo, ainda pode voltar ao ambiente como adubo. E além de tudo, gerou-se um novo negócio, com marcas como Nike, H&M e Hugo Boss como clientes.

“Open Spaces”, da Riff Raf Films para Burberry Londres

Marca de luxo, a Burberry vem constantemente investindo em filmes conceito, que unem suas roupas a movimentos leves, cenários naturais e ações sensoriais como dançar e voar. “Open Spaces” é o mais recente deles e une tudo isso, além de vir garantindo prêmios pela qualidade de produção em diversos festivais.

https://youtu.be/iCbfq_-cd-g

“Vienna strips on Only Fans”, da Jung von Matt Austria para Vienna Tourist Board

Fotos que mostram mamilos femininos ou genitais costumam ser censuradas e banidas do Facebook e do Instagram. E por muitas vezes, mesmo que elas sejam de algumas das mais importantes obras de arte do mundo! Inspirada no que havia virado um problema de comunicação, o órgão (com o perdão do trocadilho) de turismo de Vienna conseguiu chamar atenção sobre o tema – e para seus museus – levando tais imagens onde elas poderiam ser muito bem vistas: no Only Fans. A manobra foi muito bem costurada, oferecendo aos assinantes entrada livre nos museus da cidade, além de atrair uma enorme exposição de mídia e visibilidade para seu turismo, artístico ou não.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More