Cannes Lions: nossas 38 apostas dos que devem levar Leões

Uma lista com os filmes, anúncios e os criativos que devem emplacar nessa edição do Cannes Lions.

Cases brasileiros

“The impossible combo”, da David São Paulo para Burger King

Que tal aceitar que um produto do seu maior concorrente é melhor que o seu e ajudar a vendê-lo? Tudo bem, se você colocar seu carro-chefe na frente, usar o competidor como coadjuvante e ter o perfil de comunicação do… Burger King. Em “The Impossible Combo”, a rede assumiu que as batatas do McDonald’s são melhores, mas que o combo perfeito traria seu Whopper junto com elas. Em parceria com o Rappi, ofereceu essa doideira para delívery, num belo desafio de logística, garantindo que os entregadores levassem a quem pedisse “o melhor burger e a melhor batata”, mesmo que de restaurantes diferentes, direto para casa do consumidor. A novidade foi sucesso de vendas e de repercussão, e ainda obrigou o Méqui a tirar suas lojas do Rappi, para acabar com a brincadeira.


“Auditorial”, da R/GA São Paulo e Londres para o Google

Para minimizar o impacto negativo de 2,2 bilhões de pessoas no mundo que tem algum problema de visão, chegando até a cegueira completa, uma parceria entre a R/GA – com grande participação do escritório brasileiro – e o Google, envolvendo ainda o The Guardian, chegou ao Auditorial, projeto editorial online que combina diferentes ferramentas de tecnologia e acessibilidade para que a audiência possa ampliar seu contato e entendimento do conteúdo, controlando desde brilho, tamanho de textos, apoio sonoro, volumes e experiências mais imersivas de áudio espacial. Mais uma vez, tecnologia a favor da inclusão e dando mais vida ao conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=tl_-4IdL3nw

“Novos beijos icônicos”, da GUT São Paulo para Mercado Livre

Tendo se apropriado de forma efetiva como uma das principais marcas participantes da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo, ano após ano, o Mercado Livre colocou no ar ano passado a campanha “Novos beijos icônicos”, capitaneada por um filme que ilustra o conceito, a comunicação recriou beijos inspirados na cultura pop, mas agora com gays, lésbicas e outros casais diversos como protagonistas, incentivando o público a normalizar e difundir a ideia do amor livre de preconceitos.

“Self-exam filter”, da Wunderman Thompson São Paulo para J&J

Brasileiros e brasileiras amam filtros do Instagram. O público feminino, em especial, é fã de opções que mudam pele, nariz, cor dos olhos e tantas outras características. Pensando nesse comportamento, a Wunderman Thompson e a Johnson & Johnson desenvolveram o Self-Exam Filter, que em vez de oferecer ganhos estéticos impossíveis para a vida real, levaram um benefício verdadeiro às mulheres: ensinamentos e incentivo sobre o autoexame, que pode prevenir e facilitar o tratamento contra o câncer de mama. Usado antes de qualquer publicação, de forma privada, ele ainda automaticamente bloqueava uma possível postagem acidental, garantindo a segurança das mulheres.

“Cabelo cremoso”, da Africa para Brahma

Pelas regras da CBF, os clubes não podem exibir marcas de cerveja em suas camisas, mesmo que elas sejam patrocinadoras. E para entrar em campo junto com os jogadores, a Brahma, uma das principais apoiadoras do futebol nacional, lançou no ano passado o movimento do “Cabelo Cremoso”, reforçando seu conceito de “Brahmosidade”. Começou com um atleta, Reynaldo (São Paulo), e foi se expandindo para outros, até chegar a influenciadores, artistas e finalmente no público em geral, unindo esforços comerciais e potencial orgânico.

“Hidden Spots”, da GUT São Paulo para Heinz

Quem joga online sabe que, na maioria das ocasiões, não dá para pausar o jogo – nem para fazer um lanchinho. Especialmente em games de guerra e tiro. Para ajudar a comunidade, a Heinz realizou uma parceria com o Call of Duty, um dos mais populares do mundo, para lançar o “Hidden Spots”, indicando aos players locais específicos do mapa do jogo onde era possível se esconder e ganhar uns minutos para fazer uma refeição. Hambúrgueres foram enviados para streamers do mundo todo onde a embalagem dos lanches trazia o mapa com os preciosos pontos. À medida que eles divulgavam a novidade na comunidade, outros players começaram a buscar e compartilhar pontos seguros também em outros jogos, de forma totalmente orgânica – e fazendo a marca bombar ainda mais entre eles.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More