Cannes Lions: nossas 38 apostas dos que devem levar Leões

Uma lista com os filmes, anúncios e os criativos que devem emplacar nessa edição do Cannes Lions.

“O uniforme que nunca existiu”, da TracyLocke (agora DM9) para Centauro

Aída dos Santos foi a única mulher negra na delegação brasileira das Olimpíadas de Tóquio em 1964. Nascida em uma comunidade pobre de Niterói, no Rio de Janeiro, foi para lá sozinha, sem dinheiro, treinador e sequer uniforme. Mesmo assim, conquistou um quarto lugar no Salto em altura, ficando a uma posição de conquistar uma medalha. Tentando reparar um erro histórico, a Centauro criou “O uniforme que nunca existiu”, desenhado sob medida pela estilista Carol Barreto baseado na história de Aída, ganhando destaque em uma das lojas da rede e também na mídia.

“Lu from Magalu”, da Ogilvy Brasil para Magazine Luiza

A maior influencer virtual do mundo não é a Barbie, ou o Mickey, mas sim uma brasileira: a Lu, do Magalu. A construção dessa potência, que ultrapassa os 30 milhões de seguidores e muitos formadores de opinião de carne, osso e muito sucesso, é contada no case criado pela Ogilvy para Magazine Luiza, mostrando a trajetória de um projeto que foi muito além do mascote de uma marca, ganhando independência e conquistando feitos até então quase inimagináveis, como se tornar garota-propaganda de outras marcas gigantes, como Adidas e Red Bull; atuar em clipes reais de artistas como Anitta e Alok; e ainda aparecer na capa da Vogue.

“Los Santos +3”, da VMLY&R para Greenpeace

A cidade fictícia de Los Santos, inspirada em Los Angeles e base para o jogo GTA V – um dos mais populares do mundo –, ganhou uma personalização nada agradável como forma de impactar o público jovem sobre os riscos do aquecimento global. Inspiradas em previsões de possibilidades reais diante das mudanças climáticas, o mapa do jogo online foi atualizado, com grande parte do espaço submerso com o avanço do nível do mar, animais mortos, caos social, entre outros elementos – inclusive atualizados na publicidade in-game. Tudo isso disponível para os players gerais e amplificado por jogadores profissionais, em lives e streaming.

“Postpartum Under Pressure”, da Dark Kitchen Creatives para Dove

A depressão pós-parto, entre outras complicações emocionais, afeta 7 entre 10 mulheres. E para ilustrar isso de maneira direta e real, Baby Dove lançou recentemente a campanha “Postpartum Under Pressure” nos Estados Unidos, criada pela brasileira Dark Kitchen Creatives. O filme mostra apenas mães e filhos reais, em suas casas, e é embalado por uma versão especial do clássico “Under Pressure”, gravada por uma mãe recente que também passou por momentos complexos após o nascimento de seu bebê. Além do comercial, a campanha traz uma série de conteúdos e ativações oferecendo suporte informativo e emocional às mulheres que se veem em situações semelhantes.

“The sustainable ad”, da Publicis Brasil para Heineken

Reforçando seu conceito de sustentabilidade a Heineken comprou um dos espaços mais caros da TV brasileira para mostrar sua marca por poucos segundos e, logo depois, deixar a tela totalmente preta por mais de 30 segundos. Na narração, o comercial destacava que as cervejarias da empresa usavam energia renovável, e que agora era possível o espectador fazer o mesmo em casa – e convidando-o a fazer um cadastro pelo QR code. Estima-se que, só por “economizar” a luz em milhões de casas ao mesmo tempo na veiculação do filme, foi economizada energia suficiente para alimentar uma cidade de 57 mil habitantes por algumas horas. O tipo de coisa que costuma agradar jurados no festival.

“Stuck in the 80’s”, da Soko para Guaraná Antarctica

Baseados no fato de que o investimento no futebol feminino hoje é o mesmo feito no masculino durante os anos 80, o Guaraná Antarctica, patrocinador de ambas as Seleções Brasileiras, iniciou um projeto especial para chamar atenção à causa, aproveitando as Olimpíadas de Tóquio 2020 (realizadas em 2021). Sem poder explorar o evento oficialmente, patrocinado pela Coca-Cola, ele convidou as atletas brasileiras a fazerem postagens “presas nos anos 80”, com elementos da época – como câmeras fotográficas analógicas, rádios de pilha e walkman. Os desabafos irônicos nas redes ajudaram a pauta a se tornar nacional, dando mais peso à discussão e ao projeto de lei que pedia remuneração semelhante para atletas das seleções masculina e feminina – o que aconteceu recentemente.

“Nem uma linha além dos fatos”, da AlmapBBDO para CNN Brasil

A CNN aproveitou o conceito do polígrafo, usado como “detector de mentiras”, para ilustrar seu compromisso com a verdade diante da análise de fatos e de depoimentos destorcidos. Em um deles, Vladmir Putin aparece falando que não tem intenção de atacar a Ucrânia, enquanto o polígrafo desenha um tanque de guerra e um caça russo sob a estética do canal, que anuncia o combate. A série, de três peças no total, foram usadas para apresentar o conceito “Nem uma linha além dos fatos” e a assinatura “CNN Brasil: você por dentro de tudo”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More