Cannes Lions: a história do #MeToo e o nosso papel enquanto comunidade

Quando Susan Credle fala, a gente escuta. E no caso desta sessão, foi ainda mais especial, porque ao lado dela estava Tarana Burke, fundadora do “Me Too“, que diferente do que a maioria pensa, nasceu em 2006 com o objetivo de ajudar mulheres que sao vítimas de assédio sexual pelo mundo. Inclusive, foi assim que Credle, Global Chair e Global Chief Creative Officer da FCB, iniciou a conversa, trazendo a distinção dos 2 momentos, já que a hashtag “#Metoo” aconteceu em 2017, amplificando o movimento, buscando amplificar a conscientização na sociedade. 

Em uma troca poderosa, Susan e Tarana trouxeram luz ao fato de que se você perguntar para as pessoas sobre o que está por trás da famosa hashtag, elas irão falar sobre os assediadores de Hollywood, cujos casos foram amplamente cobertos pela imprensa mundial, mas se você perguntar sobre o que aconteceu com as vítimas, poucos saberiam falar. E é este o maior problema, porque todo o esforço deveria estar aí. Para elas, a indústria da comunicação tem o poder de ajudar a transformar esta realidade através da criatividade e a habilidade de contar as histórias, de forma pura e verdadeira, por meio de narrativas empáticas que reconhecem, acolhem e fazem com que as vítimas se sintam vistas, ouvidas e protegidas, libertando-as de suas jornadas solitárias, marcadas por traumas, medos e vergonha, além de trazer um respiro de esperança, cura e sobrevivência, porque é possível sair deste ciclo. E é esta a nossa responsabilidade enquanto comunidade.

Em um dos momentos mais bonitos, Susan destacou a inspiração na pureza do propósito do movimento vir sempre com protagonismo, em detrimento do reconhecimento de quem esteve na sua criação. Tarana prontamente respondeu que, para ela, lutar para receber o crédito da criação seria apoiar a importância deste movimento em seu ego, ao invés de investir toda a sua energia para que as mais de 12 milhões de mulheres pudessem receber o acolhimento necessário.

Por fim, vale lembrar que Tarana também lançou o Act Too, uma plataforma digital incrível, que busca inspirar e possibilitar ações para acabar com a violência sexual e que recebeu um Leão de Prata em Creative Data, no Cannes Lions de 2021, falou sobre a importância do propósito de liberar pessoas de relações de abuso de poder, como como um grito pelo basta nos assédios morais e sexuais.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More