Cannes Lions: Garry Kasparov e Edelman, em um convite pela Ucrânia

O festival deste ano começou de uma forma bastante significativa, como um enorme convite para que as marcas entendam a importância de assumirem a responsabilidade de promoverem o bem, em todo o mundo.

Richard Edelman abriu a sessão, com uma pequena homenagem aos que sofreram perdas durante a pandemia do Covid e, claro, aos que estão enfrentando a terrível guerra na Ucrânia.

No palco, a convite da Edelman, o russo Garry Kasparov, que é campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político, considerado o maior enxadrista de todos os tempos, que sempre teve uma intensa participação política em seu país, tendo se filiado ao Partido Comunista da União Soviética em 1984, e contribuído para a criação do Partido Democrático da Rússia, em 1990.

Em discurso carregado de emoção, Kasparov destacou que os ditadores sempre inventam, distorcem e aumentam a narrativa do que foi feito por eles, mas muito comumente eles verbalizam exatamente o que irão fazer.

E Putin nunca teve qualquer vergonha de gritar ao mundo seus planos impiedosos pela busca de dominação e poder. Por isso, destacou que cada batalha que a Ucrânia enfrenta nesta guerra descabida é um ato de sobrevivência e resistência, e que o país representa a todos nós que buscam paz, respeito, liberdade e dignidade. E vejam: estamos falando de milhões de refugiados, destruição completa, demolição que não se vê na Europa desde a segunda guerra mundial.

“A call to action” é um convite para que as mentes criativas do mundo entendam que possuem o poder de transformar esta realidade, em todo mundo, através de um enorme movimento com 2 pilares. O primeiro seria pela informação clara sobre a seriedade dos ataques de Putin contra a dignidade humana. Já o segundo, pela comunicação eficaz, no desenvolvimento de mensagens capazes de sensibilizar todos os cantos do mundo. 

Por fim, fez uma comparação da situação com o xadrez, onde ou você perde tudo ou você prospera, mas destacou que, ao contrário do jogo, consequência é super simples e definitiva: vida ou morte. Na foto abaixo, um registro feito pela Anna Episheva da sua sobrinha Valeria, que teria sua festa de formatura 2 dias antes do primeiro grande ataque da Russia na Ucrânia, em frente a sua escola. Ao compartilhar o foto, o desabafo comovente que inseri abaixo dela.

kasparov

“Minha sobrinha deveria se formar o ensino médio este ano. ela e as amigas planejaram uma festa de formatura, compraram vestidos e esperavam o grande dia… aí os russos chegaram. sua escola foi destruída por um acerto direto de míssil no dia 27 de fevereiro de 2022. hoje ela voltou ao que deixou de sua escola e seus planos de formatura. obrigado, minha querida valeria, por ser forte e corajosa, tão orgulhosa de você e te amo tanto.”
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More