O design do dia a dia: leitura obrigatória para designers e não-designers

Posso garantir que você vai olhar o mundo à sua volta de outra forma depois de ler “O design do dia a dia”.
nbsp

O “The Design of Everyday Things” (ou “O design do dia a dia” na edição nacional) é simplesmente o melhor livro de um dos meus designers favoritos, o mestre da usabilidade Mr Donald Norman. Foi o primeiro que li dele e ainda acho o melhor. Uma leitura deliciosa, mesmo para quem não é designer. Posso garantir que você vai olhar o mundo à sua volta de outra forma.

Por que alguns produtos agradam os consumidores, enquanto outros os deixam completamente frustrados?

Em O design do dia a dia, Don Norman analisa profundamente essa questão, mostrando que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Para o autor, design é mais do que dar uma bela aparência a alguma coisa: é um ato de comunicação, que transmite a essência da operação do objeto e implica o conhecimento do público para o qual ele foi criado.

Ao longo dos capítulos, Donald A. Norman dá exemplos de produtos adequados e inadequados, além de mostrar de que forma o excesso de tecnologia pode comprometer a facilidade de utilização do que foi fabricado. Ele também ressalta a importância do poder de observação. Sabendo olhar com atenção a si mesma e aos outros, cada pessoa se torna capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Um observador cuidadoso consegue identificar as falhas de cada artigo ou serviço e apontar possíveis soluções para os problemas.

Segundo o autor, um bom design reúne prazer estético, arte e criatividade, sem deixar de ser fácil de operar e de usar. As dicas, análises e considerações reunidas em O design do dia a dia tornam sua leitura interessante não só para quem trabalha com a fabricação de produtos, mas para todos nós, que diariamente temos que lidar com as engenhocas criadas por nossos semelhantes.

Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die.

post anterior
nbsp

Cannes Lions: Garry Kasparov e Edelman, em um convite pela Ucrânia

próximo post
nbsp

Creativity Under Bombs com o Presidente Zelenskyy

relacionados