4 dicas essenciais para uma boa comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação é um aspecto fundamental de um bom desenvolvimento e relacionamento no ambiente de trabalho.

A comunicação é um aspecto fundamental de um bom desenvolvimento e relacionamento no ambiente de trabalho. Ser claro sobre o que você quer dizer ou produzir, além de ouvir os outros com atenção são a chave para garantir uma boa comunicação e evitar mal-entendidos. Separei 4 dicas essenciais para garantir uma boa comunicação no ambiente de trabalho.

O saber se comunicar é uma qualidade altamente valorizada por profissionais que buscam ocupar posições estratégicas na empresa. Então:

1- Faça perguntas e escute as respostas

Perguntas acessíveis servem para estimular respostas. Você nunca deve limitar a equipe que coordena para que respondam “sim” ou “não” e na pior das hipóteses, nem respondam. Conduza a situação para que o outro possa esclarecer o ponto de vista para que juntos cheguem a novas alternativas e soluções.

2- Seja Solícito

É muito importante que o gestor auxilie no que puder seus parceiros de trabalho. Isso trabalhará o lado emocional de sua equipe e ajudará a entender melhor a concepção dos outros.

3- Escuta ativa

Ouvir também significa aprender com o próximo e desenvolver novos projetos. Quando você se da a oportunidade de pensar sobre as novas ideias que está absorvendo acaba aprendendo também.
Não foque apenas no que vai dizer quando estiver falando. Para um bom desempenho, sucesso e boa comunicação você também precisa ouvir. Pratique, pois na maioria das vezes é a parte mais difícil.

4- Demonstre confiança

O discurso objetivo, informativo e que transmite informações necessárias de forma segura é o ponto final para que a comunicação daequipe seja um 360 para o desenvolvimento em conjunto. Mas, lembre-se; de nada adianta falar bonito” e nao colocar em pratica tudo o que foi dito.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More