A criatividade que vem do lixo

O lixo chega pelo rio e vira arte nas mãos desses artistas da tribo Daasanach que esbajam criatividade.

A criatividade de um incrível “mundo fashion paralelo” espremido entre uma tribo da Etiópia e os centros urbanos. O descarte urbano que chega pelo Rio Omo vira perucas de tampinhas e brincos feitos de pedaços de relógios quebrados.

eric-lafforgue-daasanach-wigs-5[3]

Os Daasanach são uma tribo semi-nômade de aproximadamente 50.000 indivíduos que ficam vagando pelo Vale Omo, no sudoeste da Etiópia. Há alguns anos o território vem diminuindo e a tribo tem se concentrado cada vez mais às margens do Rio Omo, de onde tiram os recursos necessários para sua sobrevivência.

ethiopia-location-map-in-africa
eric-lafforgue-daasanach-wigs-1[2]

O que ninguém esperava é que as águas do rio seriam também uma espécie de ligação líquida com a civilização, capaz até de criar uma nova moda entre os Daasanach: adornos feitos com descarte urbano como tampinhas de refrigerante, pulseiras de relógios quebradas, fivelas, parafusos, etc.

2BE1C07400000578-3219549-image-a-40_1441200681537

Na verdade os Daasanach continuam fazendo o que sempre fizeram: colecionando o que vão encontrando pelo caminho e usando a imaginação e a criatividade para fazer uso desses objetos. O resultado é uma verdadeira colisão frontal entre a cultura tribal e urbana (fenômeno que sempre acaba acontecendo com tribos do mundo inteiro), materializada e personalizada em incríveis peças penduradas e espetadas pelo corpo. E tudo isso devidamente capturado pelas lentes do fotógrafo francês Eric Lafforgue, que há anos acompanha os Daasanac, registrando a influência da vida moderna sobre a tribo.

rsz_17

E a influência não pára por aí. As meninas passam meses colecionando tudo o que encontram para conseguir alguns trocados e comprar objetos quebrados, como as pulseiras de relógios, através do pouco contato que têm com visitantes recorrentes.

rsz_10
eric-lafforgue-daasanach-wigs-3[2]
Dassanech tribe
Akos.Hivekovics.Wildlife.And.Nature.Travel.com.Trip.269.6

O fotógrafo Eric conta que as “perucas de tampinhas” foram integradas de tal maneira entre os Daasanach que algumas regras e hierarquias já foram criadas:

[su_quote]As meninas mais jovens e as crianças podem usar uma versão mais básica da peruca, enquanto as mais velhas usam as mais elaboradas e pesadas. Os homens também podem usar, mas só os solteiros. Para conseguirem dormir (não tiram as perucas nunca), eles fazem um “travesseiro de madeira” que é usado como apoio no pescoço[/su_quote]

Lixo de uns, tesouro de outros.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More