Como construir um bom argumento

Como a arte da retórica e do debate, que já foi parte integrante da educação no Ocidente, desapareceu das escolas e o que essa perda representou para a sociedade.
nbsp

Sempre que você entra em uma discussão, seja discutindo política com um amigo ou negociando um aumento com o seu chefe, talvez você tenha a sensação de que a outra pessoa não esteja enxergando o seu ponto de vista. Ou pior: a conversa não deslancha e simplesmente não chega a lugar nenhum. Uma habilidade (ou falta de) que vai de um simples e improdutivo bate-boca a um embate mental que pode mudar a maneira como você enxerga as coisas.

Talvez o que você esteja precisando pra ficar craque nessa arte sejam algumas dicas profissionais de alguém que passou a vida inteira discutindo… competitivamente. Sim, isso mesmo, competitivamente, em debates com pontuação. O nome dele é Bo Seo, duas vezes campeão mundial de debatedores, ex-treinador da seleção australiana de debates e também da Harvard College Debating Union. E autor do excelente “Good Arguments: How Debate Teaches Us to Listen and Be Heard”.

Nesse episódio do Art of Manliness (em ingles) Bo explica por que aprender a arte da retórica e do debate já foi parte integrante da educação no Ocidente, por que o assunto desapareceu das escolas, e a perda que isso representou para a sociedade. Bo também explora as lições que tirou de sua carreira de debatedor e que você pode aplicar aos seus próprios argumentos cotidianos, sejam grandes ou pequenos. Ele conta quais são as duas coisas que um argumento forte tem que fazer e as quatro perguntas para se fazer para ver se você cumpriu com os requisitos. Tem dicas de como criar retórica persuasiva e como refutar as afirmações da outra pessoa.

Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

post anterior
nbsp

Netflix cai com liberação dos episódios finais de “Stranger Things”

próximo post
nbsp

70 ideias super práticas para simplificar sua vida

relacionados