Oratória: 4 filmes para assistir e melhorar a sua

Oratória: como o cinema pode ajudar na comunicação

Cinema não é apenas entretenimento. Além de inspirar e incentivar a reflexão, a sétima arte dá luz a personagens distintos que ajudam o telespectador a entender como funciona a oratória e como é possível estabelecer um diálogo assertivo.

Saber por que a comunicação é importante e quais são os efeitos que ela traz pode ser um desafio para quem não trabalha na área. É neste momento que a arte chama, pois as obras cinematográficas não só refletem, mas também transformam a nossa realidade”.

Dois Papas, 2019, direção de Fernando Meirelles

AAAABcCuYQ9Flf1sxDQX2XKSuRN sttOwNrZVsNEFPWDpy3dDU0gYtmReKevtDJi719prQGxd5XklKHzbMgS0Zyjw RM9k1r W6mM74vvVtCDz5 LXyxjr4Va xP wX2AFr9t CYuA

O filme Dois Papas traz uma visão mais próxima e humana dos pontífices, onde ao observamos o estilo de Bento XVI (Anthony Hopkins) e de Francisco (Jonathan Price), podemos identificar características peculiares no discurso de cada um.

Durante as conversas e embates, Bento XVI argumenta, na maioria das vezes, de forma dura, contundente, expressando firmemente suas convicções. Em contrapartida, Francisco é o exemplo de humanização que se espera de um pontífice.

Muito disso deve-se a sua simplicidade. Papa Francisco fala sobre gostar de futebol, e dançar tango. É bem-humorado, faz piadas, é eloquente e sente a igreja contemporânea desconectada com a realidade atual. No entanto, o maior ensinamento está na autenticidade. “Ninguém é igual a ninguém. Por isso devemos partir do princípio de que o mais importante é ser autêntico em seu discurso, respeitando seu estilo e desenvolvendo, com muito treino uma comunicação assertiva”, aponta Fabiana.

Outro ponto a ser destacado é a diplomacia, ou seja, saber escutar pontos diferentes dos seus e manter sua inteligência emocional, ponderando os argumentos e mantendo sempre o diálogo. O segredo para uma boa comunicação é ter uma escuta ativa e empática.

O Discurso do Rei, 2010, direção de Tom Hooper

o discurso do rei

Também baseado em fatos reais, o clássico O Discurso do Rei narra a trajetória de ascensão, persistência e superação do Rei George VI (Colin Firth), pai da Rainha Elizabeth II. Vencedor de 4 Oscars e aclamado pela crítica, a obra traz como principal fio condutor a dificuldade que perseguia e limitava as ações do Rei George VI desde a sua infância: a gagueira e a dificuldade de se comunicar.

Dá para imaginar um Rei sem o poder da oratória e de conexão com os seus súditos? Diante deste desafio e diversas tentativas médicas para solucionar o seu distúrbio, são métodos nada ortodoxos que transformam o Rei gago em um dos maiores oradores do seu reinado. Segundo Fabiana, o personagem nos mostra um trabalho de autoconfiança para se tornar um porta-voz convincente e discursar para a multidão, como se estivesse falando para uma pessoa que acredita em você. O filme nos ensina que falar bem não é dom, é treino.

A Chegada, 2016, direção de Denis Villeneuve

14962543 1169867809727555 5061109435410808669 n

Se a comunicação entre os humanos já está difícil, imagina só ser encarregada de se comunicar com alienígenas. É a função que o governo exige da Dra. Louise Banks (Amy Adams), linguista especialista no assunto. Ao perceber que a missão é praticamente impossível, Banks traça outra estratégia e mostra como um momento de crise exige adaptabilidade para entender o contexto no qual estamos imersos e criatividade para propor soluções, além do famoso jogo de cintura para negociar, engajar, convencer e persuadir, no sentido positivo, outras pessoas em prol da solução do problema.

A Chegada é um filme sobre as nossas limitações diante do desconhecido. Para Fabiana, a ficção explica como as vezes precisamos criar uma linguagem universal para que a mensagem seja compreendida por todos. 

Obrigado Por Fumar, 2006, direção de Jason Reitman

b3c6ec615d5fca2c39cc46c90deec7a9

“Se argumentar corretamente, nunca estará errado. Se alguém consegue vender cigarros, pode vender qualquer coisa” é a frase de efeito de Nick Naylor (Aaron Eckhart) em Obrigado Por Fumar.

Porta-voz de uma empresa gigante de cigarros, a função do personagem principal é a de impulsionar o uso do mesmo, além de defender os direitos dos fumantes.

Por conhecer muito bem o seu produto e entender o lado negativo dele, Nick usa e abusa do poder da oratória com técnicas de argumentação e persuasão, o que o ajuda a sair ganhando em todas as discussões.

O filme foca na maneira como as informações são manipuladas e como o uso correto das palavras pode tornar um hábito destrutivo em um dos produtos mais vendidos do mundo. Fabiana explica que o enredo do personagem ilustra a importância da argumentação como fonte de sucesso para se chegar ao ápice da carreira que deseja.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More