A experiência de Schrödinger

Foi a hora das marcas descerem de seus discursos, seus manifestos de banco de imagens para ações mais que práticas e úteis e não caronismos de conceito.

Estão todos aí? Me ouvem bem? Vamos desligar as câmeras? Coloca no mudo quem não estiver falando.

Estávamos em isolamento e nunca estivemos tão juntinhos que, às vezes, mal cabíamos na tela do hangouts. Mas essa é uma situação privilegiada e particular; 3% ou menos da população que se deparou com o grande dilema de como conviver com seus filhos, companheiros, como se exercitar e garantir um ambiente saudável e trabalhar de casa, tomar água, fazer yoga?

Para quem achou absurdo ter que sobreviver ao “isolamento”, sugiro a leitura do Diário de Anne Frank em quadrinhos, do Ari Folman, e ilustrado pelo David Polonsky. Assim dá pra sacar rapidinho o que significa restrição, e ser mais generoso e sincero com esse termo.

Me lembrei também a campanha clássica da DIESEL: com o calendário com altas doses de ironia do today we work hard, onde jovens sofrem para conectar a TV ou levantar uma mala. Enquanto nos preocupávamos em nos readaptar ao básico de nossas vidas, boa parte da população mundial estava exposta a um vírus mortal, com a habilidade de se espalhar incrivelmente rápido.

O momento era ímpar pelo compartilhamento desta experiência. A diferença entre algo acontecer e algo acontecer com todos sabendo que isso tá acontecendo. E todos sendo convidados a tomar medidas, mas cada um com suas realidades ali sobrepostas. Como dizer que essa experiência, ainda que coletiva, não suscita sentimentos diferentes e às vezes antagônicos ?

O dilema entre o individual e coletivo, entre o proteger a si e sua família e preocupar-se com todos, parece que fomos jogados também a um nível primitivo de sensações de sobrevivência que nos remete a um tempo que a mão cabeluda e invisível do mercado nem existia ou serviria para ao menos para coçar nossas costas.

Esse momento coletivo nos forçou a olharmos para as pessoas e a nós mesmos com um filtro de humanidade, e economicamente falando se quisermos realmente ainda descer pro play, vamos ter que pensar nisso também: sem pessoas consumindo, vivendo, sem mercado, sem mãozinha também. Foi a hora das marcas descerem de seus discursos, seus manifestos de banco de imagens para ações mais que práticas e úteis e não caronismos de conceito.

O sistema estava exposto e percebemos que só salvando as pessoas é que poderemos reconstruir um novo seja lá o que for porque a dúvida também foi o grande mosntro que nos assombrou.

Será que aprendemos mesmo? Saimos/sairemos melhor para esse novo normal?

Ao ver isso tudo por vários observadores e realidades, percebemos a multiplicidade de possibilidades do sistema, e o quão ele está interligado e a diferença brutal entre seus elementos.

Se estávamos acostumados à disseminação rápida das informações, nestes últimos anos, pela primeira vez, vivenciamos em conjunto medidas que impactam imediatamente e cortam de maneira transversal: classes sociais, culturas, economias. Não foi um setor da sociedade convidado a fazer esse alinhamento, foi um movimento conjunto que nos colocou a dimensão de humanidade (macro) e comunidade (micro), e nos fez considerar a sobreposição de várias possibilidades do sistema, afinal, fomos obrigados a, mais do que repensar relações (o que soa filosófico e elitista), mudar nossas rotinas de fato e no ato.

O mundo todo se socou em casa em poucas semanas num movimento conjunto nunca antes acompanhado. Se sofremos nós que temos casa e home office, se temos xilique de não ir passear nos lugares instagramáveis que amamos, imagina o que é o conceito: isolamento para quem divide 20 metros quadrados com mais 8 pessoas, para quem tem um lar abusivo, para quem precisa do movimento da rua para seu ganha pão, para quem trabalha na indústria, na saúde? E agora nessa retomada, esse novo normal nos mostra que o velho tão pouco gozava de normalidade também.

Como humanidade espectadora, estávamos mais acostumados a observar tragédias pontuais ou guerras do que a reorganização da vida cotidiana e impacto que ela tem.
Estávamos permeados por sentimentos primitivos de sobrevivência individual (esse fetiche no papel higiênico, a visível preferência pelo Nissin sabor carne revelados pelas gôndolas dos supermercados) e sentimentos coletivos de “estamos todos no mesmo barco”.

É o sentimento global com impacto local e pessoal. Não existe como transportar essa experiência sem dissociar ela de onde está esse observador e todas as variáveis do seu ambiente. Viver a dimensão humana na sua plenitude é quando nos damos conta que essa jornada é finita. E que tudo passa pelas pessoas e temos negligenciado o modo de vida da maioria, pois o lifestyle é bem mais desigual do que um board do Pinterest.

E agora que aparentemente normalizamos alguns novos hábitos como analisar dados, cuidar da nossa saúde e da qualidade da informação o que mais podemos fazer também?

Ao meu ver é preciso repensar nosso modelo de humanidade além das fronteiras individuais. É preciso entender que não basta emular humanidade nas marcas se não há humanidade na visão do processo produtivo e criativo. Propósito e todo impacto da cadeia precisam estar alinhados, pois depois do vivenciamos não sobreviveremos nem as pessoas nem o mercado sem uma reinvenção que olhe para a base da pirâmide sem olhar de cima mas estando ao lado.

Além de uma situação de saúde pública, seríssima e decisiva para a humanidade, é hora de repensar suas formas de produzir, criar, distribuir e se relacionar.

E, nesse contexto, como diria Einstein em carta a Schrödinger:

“A realidade é algo independente do que já fora experimentalmente visto.”

É uma construção constante, resultante de estados múltiplos e latentes que só se concretizam no ato, na ação.

É hora de ver ações práticas de alto impacto para garantir a sobrevivência do coletivo.
Não é assistencialismo de um grupo em relação a outro é instinto de sobrevivência do próprio sistema
: o sistema humano que é o que sustenta a porra toda.

Se eu já fui mais descrente de que isso ocorresse por consciência ou evolução mental que ocorra por necessidade básica: ou nos reinventamos ou desaparecemos. Update or die, na veia mesmo.

No fim das contas, o isolamento quebrou 3 paradoxos para mim:

  1. Estruturas muito grandes conseguem sim se movimentar com agilidade para se adaptar desde que elas precisem fazer isso para sobreviver
  2. A experiência não decorre do cenário, e sim das interações geradas. Mesmo isolados ainda temos impacto nas nossas ações.
  3. Um sistema pode até rodar bem, mas nunca está pronto. A ruptura de um sistema estabelecido deve sempre ser o ponto de partida para a construção de um novo mais eficiente.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More