Espetáculos pra ver: Tatuagem, da Cia. de Revista

Inspirado no filme de mesmo nome, a peça é um colosso criativo.

O Moulin Rouge do subúrbio, a Broadway dos pobres, o Studio 54 da favela… apesar das referências, a apresentação do Chão de Estrelas não é pretensiosa; é anárquica. Adaptação do filme Tatuagem, de 2013, o espetáculo de mesmo nome é uma transposição para o palco igualmente libertária. 

A história se passa nos anos 70, durante a ditadura militar, e Clécio (Cleomácio Inácio, ótimo) e Paulette (John Seabra em atuação irresistível) estão à frente do grupo. O Chão de Estrelas é a casa onde a companhia se apresenta. 

A inspiração veio do Teatro de Revista, o gênero onde não há um fio condutor de ação: os espetáculos são compostos por esquetes, declamações e paródias feitos com exagero, deboche, colorido e tom desavergonhado. 

MUSICAL Tatuagem Rodrigo Chueri

Mas o contexto histórico conta muito. No Brasil, a arte e os artistas sempre foram perseguidos. Se equilibrando na função de sacos de pancada e farol de lucidez, o grupo do Chão de Estrelas representa uma época que teima em voltar. 

Kleber Montanheiro, ator e fundador da Cia. de Revista e diretor da montagem, entende isso muito bem. Ele catapulta o espectador para essa fenda atemporal, estranha, onde essas duas épocas coexistem em um transe místico e cruel que é ser artista em um lugar onde a arte não é bem-vinda, ainda que necessária. Seu trabalho é um turbilhão criativo.

A montagem é enérgica, ancorada por uma encenação propositalmente mambembe, e uma cenografia lúdica. O manejo desses elementos envolve o espectador a tal ponto, que fica difícil perder a conexão com o espetáculo.   

A iluminação de Gabriele Sousa tem parte importante na construção dessa atmosfera. E a forma como a plateia foi disposta, como se fossemos figurantes e o público propriamente dito do grupo fictício, dá calor à peça. O elenco todo, inclusive, está afinado com a proposta e se entrega sem nenhum freio. Nathalia Quadros, Bia Sabiá, Zé Gui Bueno, Lucas Truta e tantos outros artistas cantam, dançam, fazem graça, criando intimidade com quem assiste. 

Design sem nome 2
O diretor, Kleber Montanheiro

Kleber Montanheiro manteve o humor do filme. Mas transformou a história em um musical. O que foi ótimo. Para colaborar na criação, o grupo As Baías compôs 24 músicas que contextualizam o trabalho da trupe liderada pelo personagem Clécio, sem que haja uma interrupção do enredo. Ao contrário, a música é parte do elenco. É justamente na colagem desses elementos que o espetáculo se distancia do filme e ganha alma própria. É genial como a peça acontece, como o espaço é montado e desmontado seguindo cada cena, e é aproveitado pelos personagens. Duas escadas e uma tábua, por exemplo, viram uma espécie de mirante para uma das apresentações musicais mais belas do espetáculo, o momento onde Jandira (Larissa Noel), a namorada de Fininha (Matheus Vicente), entende que foi trocada por Clécio. 

Aliás, outro ponto que o espetáculo faz muito bem é recortar a própria transformação de Fininha. De soldado à parte do grupo, é nele que está a pureza, a força, a libido, a sede e busca por levar essa liberdade recém-conhecida para os lugares onde ela só vive isolada. Fininha é o corpo estranho que precisa vestir farda de manhã e seguir ordens que pouco concorda só para ter futuro, pra ser alguém. Mas ele também precisa compreender que há futuro em outras formas de vida. A liberdade é o caminho pra chegar até este tempo.

cia de estrelas

Eu lembrei muito do Dzi Croquettes. O grupo realmente existiu no Brasil entre 1972 a 1976. Eles foram fundamentais pra que outras companhias existissem, como Grupo de Teatro Vivencial, do Recife, que inspirou Hilton Lacerda a criar o filme Tatuagem.

Assim como o Dzi Croquettes à época, o Chão de Estrelas de 2022 evoca um país que já foi mais confrontador, mais resistente, mais desbocado; instiga a capacidade de sonhar. Homenageia as pessoas que lutaram e morreram, e defende a arte popular, ao mesmo tempo em que devolve jovialidade às lutas que nos trouxeram até aqui. 

Tatuagem ajuda a lembrar que o amor, a liberdade e a arte são marcas definitivas no peito da nossa história. Pode pegar, esfregar, negar, mas não lavar. 

Tatuagem fica em cartaz até o dia 28.08 no Espaço Cia da Revista, em São Paulo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More