Esqueça as ilusões de ótica, as ilusões auditivas são a nova trend no TikTok

As ilusões de ótica você conhece. Mas e as ilusões auditivas? O princípio é o mesmo, mas aqui os iludidos são os seu ouvidos.

Confira abaixo alguns exemplos de áudios que vão confundir seu sistema auditivo.

O que ela está falando?

As ilusões auditivas criam percepções falsas de um som. você provavelmente já ouviu um trecho de música que pensava que o cantor estava dizendo uma coisa e ele estava dizendo outra (lembra do “trocando de biquini sem parar” – que era na verdade “tocando B.B. King sem parar”, na música do Claudio Zoli, “Noite do prazer”?).

Muitas das ilusões auditivas usam seus olhos para enganar seus ouvidos. O exemplo abaixo feito por @j.meadows2215 usa sete frases com sons semelhantes. Muita gente relata que ouve a frase que estão vendo no momento do áudio.

Experimente:

Todas as frases possuem sons ligeiramente parecidos, com sons de consoantes e vogais recorrentes, e o efeito é enfatizado pela repetição da frase e a ligação entre o final e o início da frase. Vamos ouvir mais um exemplo:

As vezes, ao invés de ler a palavra, basta uma leitura labial para criar a ilusão:

Esse som está em loop (é sempre o mesmo e não está ficando mais agudo)

Existem outros tipos de ilusões auditivas também. Esse usa apenas áudio para demonstrar algo conhecido como a ilusão de Shepard, a música soa como se estivesse ficando cada vez mais alta, mas na verdade está em um loop.

Dá para usar o mesmo efeito para criar a ilusão de um som cada vez mais grave:

Efeito Dream Theather

Essa também é boa.

@mathiasmorte

ib: @jakedoesmusicsometimes Progressive Metal has my heart 🧡 #mathiasmorte #dreamtheater #auditoryillusion

♬ The Mirror – Dream Theater
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More