42 regras curtas para construir uma boa vida, segundo filósofos influentes

A filosofia pode ser complexa, mas também pode ser destilada em princípios mais básicos e práticos. Confira 42 regras curtas para construir uma boa vida.

Dentre as grandes questões filosóficas, desde Platão e Aristóteles, uma famosa é sobre a chamada “boa vida”. Em português a expressão tem outro sentido e costuma remeter aos amantes dos prazeres da vida. Mas na filosofia a “boa vida” é sobre saber como preencher a vida enquanto ela é vivida. Ou, como diria o filósofo Roberto Carlos, “é-pre-ci-so-sa-ber-vi-ver”.

Para isso, a filosofia vêm refletindo há séculos sobre as grandes questões da humanidade, como:

Qual é o sentido da vida? O que é uma vida com propósito? O que é uma boa vida? O que é moralmente certo ou errado? O que é a de fato real ou não?

São raciocínios que podem ficar extremamente complexos, mas muitas dessas ideias podem ser destiladas em princípios mais práticos, investigando o que as pessoas sabem ou acreditam, explorando as origens dos valores, examinando como tomamos decisões, comparando diferentes maneiras de interpretar o mundo, discutindo o que faz uma boa vida, etc.

Segundo muitos filósofos, podemos viver uma boa vida incorporando certas regras e princípios. Embora não haja um conjunto de regras imutáveis, seguir alguns princípios gerais pode nos ajudar a ter uma vida com mais significado.

Ou seja, tem hora pra ficar filosofando, mas também tem a hora de colocar a mão na massa e construir a vida que queremos através de ações e não apenas reflexões.

Separei alguns princípios. Vamos dar uma olhada juntos?

42 regras curtas para refletir, agir e adotar

1. Grandes vidas são construídas sobre bases sólidas. O primeiro passo para construir uma boa vida é entender que você tem opções ao desenhar sua versão própria.

2. Você pode não ter a possibilidade de controlar tudo na sua vida, mas pode ter um papel ativo na formação das coisas mais essenciais (e importantes).

3. Seja fiel a você, mesmo quando for contra a corrente.

4. Explosões emocionais e a raiva nos roubam o presente. “Para cada minuto que você está com raiva, você perde sessenta segundos de felicidade.” – Ralph Waldo Emerson

5. Esteja aberto a novas experiências e oportunidades para expandir suas realidades, percepções e suposições sobre a vida e vivê-la.

6. Conhecimento é realidade — para melhorar sua realidade, atualize seu conhecimento.

7. Sempre reconheça suas limitações. O conhecimento de sua ignorância é a chave para a sabedoria. “A única verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada.” ― Sócrates

8. Uma boa compreensão do que está sob seu controle é a chave para a felicidade.

9. Em vez de vagar passivamente pela vida de momento a momento sem nenhum plano ou propósito real, tente escolher ativamente as coisas que você faz todos os dias e torná-las tão significativas quanto possível.

10. Você não pode controlar o que os outros pensam, dizem ou fazem: deixe que isso guie suas expectativas em relação às pessoas.

11. Sua linguagem define sua realidade: questione o que você acha que é a única verdade. “Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo.” — Ludwig Wittgenstein

12. Sua capacidade de identificar a falácia racional é a chave para superar os pontos cegos do pensamento. A suposição não examinada fecha as portas para a realidade objetiva.

13. A realidade não é perfeita. “Debaixo desta realidade em que vivemos e existimos, esconde-se outra realidade completamente diferente.” — Friedrich Nietzche

14. Ao questionar suas crenças herdadas, você entenderá o que acredita e, finalmente, conhecerá melhor a si mesmo.

15. O ato de questionar é a única maneira de encontrar a verdade – mantenha sua curiosidade. “Atreva-se a saber! Tenha a coragem de usar sua própria inteligência.” — Emanuel Kant

16. O pensamento independente é a única maneira de encontrar a si mesmo. “Para se encontrar, pense por si mesmo.” ― Sócrates

17. Não existe uma única maneira “certa” de viver. Uma boa vida é um experimento em andamento. Repita o que funciona para você, mas continue cavando para atualizar sua compreensão e mentalidade.

18. Pense nisso. Há sempre uma saída – seu trabalho é equilibrar emoção, razão e lógica.

19. Todos os caminhos levam à felicidade. “A felicidade é o significado e o propósito da vida, todo o objetivo e fim da existência humana.” — Aristóteles

20. Esforce-se para fazer um trabalho significativo: sua liberdade depende disso.

21. A vida é longa se você gastá-la corretamente – perseguindo seu verdadeiro norte ou o que quer que seja que significa o mundo para você.

22. Escolha o presente. Aproveite o presente. Estar presente. “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas existem, isto é tudo.” — Oscar Wilde

23. O passado e o futuro são ilusões do que foi ou poderia acontecer. Não viva sua vida na expectativa.

24. “Este é o verdadeiro segredo da vida – estar completamente envolvido com o que você está fazendo aqui e agora. E em vez de chamar isso de trabalho, perceba que é brincadeira”, observou Watts.

25. Encontre contentamento no eterno agora. “A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser vivida.” — Soren Kierkegaard

26. Não tente mudar os outros. Domine-se para governar seu mundo. “Conquiste a si mesmo ao invés do mundo.” – René Descartes

27. Não podemos saber com absoluta certeza quais são as respostas “certas”, mas podemos obter uma perspectiva valiosa se mantivermos a mente aberta.

28. A vida tem sentido — encontre seu significado pessoal. “A vida não tem sentido. Você traz o significado para isso.

29. O sentido da vida é o que você atribui a ela. Estar vivo é o significado.” —Joseph Campbell

30. Esteja atento aos seus pensamentos, palavras e ações e tente não se deixar levar pelas distrações modernas.

31. Cada um tem sua verdade; não podemos julgar os outros ou dizer-lhes o que é certo ou errado, porque cada um tem sua própria verdade que os guia para o equilíbrio e a harmonia dentro de si.

32. Defina seus valores, ética e princípios para a vida – eles são a base para viver sua melhor vida possível.

33. Viva de acordo com a natureza: siga os ritmos da natureza e respeite as estações do ano.

34. Não existe “verdadeiro” ou “falso”. Quando você acredita que algo é verdade, está adotando uma perspectiva que o ajuda a entender como as coisas são.

35. Não existe um jeito certo de viver uma vida boa, mas muitas realidades diferentes podem ajudar a moldar sua visão do mundo e guiá-lo para uma existência plena.

36. Seu conhecimento define sua abordagem da vida. Se você quer um resultado diferente, melhore sua mentalidade. “O conhecimento de nenhum homem aqui pode ir além de sua experiência” – John Locke

37. Para levar uma vida boa, você precisa de sabedoria e virtude. A boa sabedoria leva à boa virtude e vice-versa. Sabedoria é a capacidade de reconhecer, compreender e aplicar o conhecimento. Virtude refere-se aos hábitos de caráter que o ajudam a levar uma vida boa.

38. Aprenda a fazer perguntas melhores. Através do processo de tentativa e erro, você pode descobrir soluções anteriormente desconhecidas.

39. Aprenda com o passado, mas não fique lá. “A vida deve ser entendida de trás para frente. Mas deve ser vivido adiante ”- Søren Kierkegaard

40. As pessoas que levam uma vida boa têm um senso de propósito e significado. Este propósito e significado podem vir de muitas fontes diferentes. Estes incluem trabalho, família, crescimento pessoal, espiritualidade e amizades.

41. Não é suficiente adquirir conhecimento – aplique o que você sabe. “Não basta ter uma boa mente; o principal é usá-lo bem.” — René Descartes

42. Aquilo que escuto eu esqueço. Aquilo que vejo eu lembro. Aquilo que faço eu aprendo – Confúcio

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More