[ADIADO]. Depois de 50 anos, de volta à Lua. Assista ao vivo à missão Artemis 1 da Nasa

O novo e mais poderoso foguete da Nasa está pronto para ir à Lua e deve ser lançado nesta segunda (29), às 9h33, carregando a cápsula Orion.

O foguete mais poderoso da NASA está pronto para levar a cápsula Orion, não tripulada, para uma jornada de 42 dias de ida e volta até a Lua. Depois de tantas idas-e-vindas, pode parecer apenas mais uma missão, mas a jornada envolve diversas etapas – incluindo uma reentrada de 2.760 graus Celsius na atmosfera da Terra. Abaixo, um pouco do que podemos esperar desta missão histórica, chamada Artemis 1. É a NASA, inaugurando oficialmente a era Artemis.

ab5fd567e16e2069da84fe8a8ac77b80

Quando o SLS da NASA será lançado?

O Space Launch System (SLS) da NASA partiu do Vehicle Assembly Building no Kennedy Space Center, na Flórida, em 16 de agosto e viajou para a plataforma de lançamento 39B. O foguete recebeu o “GO para o lançamento” em 22 de agosto. Se tudo correr conforme o planejado, o SLS, com uma cápsula Orion não tripulada colocada no topo, será lançada hoje (segunda-feira, 29 de agosto), em algum momento durante uma janela de duas horas que começa às 8h33 ET. As janelas de backup também estão em vigor para 2 e 5 de setembro.

b0f381c2f9c147793a38c1956633b197

O lançamento inaugural enviará o Orion de US$ 20,4 bilhões em uma viagem de 42 dias à Lua e de volta, em uma missão que irá percorrer uma distância total de 2,1 milhões de quilômetros. A Orion entrará em uma órbita lunar e ficará assim por algumas semanas antes de voltar para casa. O Splashdown no Oceano Pacífico é esperado para 10 de outubro – supondo que Orion sobreviva à reentrada. Seu escudo térmico terá que suportar temperaturas que chegam a 5.000 graus Fahrenheit (2.760 graus Celsius), já que Orion deve atingir a atmosfera a velocidades de 40.000 quilômetros por hora (25.000 milhas por hora).

Qual é o propósito da missão Artemis 1?

Artemis 1 é uma missão de teste. Será o primeiro teste integrado do SLS e da Orion, o último dos quais foi enviado ao espaço em uma missão de teste em 2014. Quanto ao SLS, este será seu primeiro lançamento.

Depois virá a Artemis 2, cápsula tripulada Orion que tentará a mesma missão. Ambos Artemis 1 e 2 são missões precursoras para a missão principal, a Artemis 3, em que a NASA tentará pousar um homem e uma mulher na superfície lunar. Artemis 2 está programada para o final de 2024, e a Artemis 3 pode acontecer no ano seguinte. O programa Artemis como um todo é o esforço da NASA para devolver os humanos ao ambiente lunar, mas, ao contrário da Apollo, essas missões são projetadas para nos manter lá. Para esse fim, a NASA e seus parceiros internacionais planejam construir uma estação espacial lunar, chamada Gateway, para apoiar atividades dentro e ao redor da Lua.

Artemis busca um retorno sustentável e permanente à Lua, mas na realidade trata-se de algo muito maior. “Nossas visões não estão voltadas para a Lua”, disse Reid Wiseman, astronauta-chefe da NASA Johnson, a repórteres em um briefing em 5 de agosto. “Nossas visões estão claramente voltadas para Marte”. De fato, as tecnologias e experiências adquiridas durante o Artemis prepararão a NASA e seus parceiros para viagens tripuladas ao Planeta Vermelho, o que pode acontecer no final dos anos 2030 ou início dos anos 2040. Para que tudo isso aconteça, no entanto, a NASA precisa que o Artemis 1 tenha sucesso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More