Abrindo o enquadramento de pinturas famosas com a IA do DALL-E

Toda a ampliação do quadro é gerada por IA, baseado no estilo original, a partir de textos simples como input

O DALL-E é um programa que está dando o que falar, porque cria imagens a partir de textos, através de inteligência artificial. Você digita “astronauta montado em um unicórnio na lua” e plin!, o programa gera uma ilustração a partir do seu comando, com possibilidades de ajustes com base em estilos artísticos, inclusive.

Tem implicações enormes na geração de conteúdo e coloca em cheque, mais uma vez, a credibilidade do que vamos consumir no futuro, assim como já acontece com o deep fake.

O recurso mais recente do DALL-E é o “outpainting”, que permite “ampliar o enquadramento” de uma cena, inserindo mais elementos criados no mesmo estilo do original.

No exemplo acima, você pode ver como DALL-E, com a ajuda de estímulo humano, “imagina” o que está fora do quadro do retrato de Johannes Vermeer “Garota com brinco de pérola”. Observe como, mesmo a partir das informações limitadas fornecidas pelo retrato, o sistema é capaz de combinar com o estilo de Vermeer, imitando as sombras e destaques do original.

No timelapse abaixo, você também pode ver como o artista responsável, August Kamp, teve que expandir a imagem em pequenas seções de cada vez, muitas vezes refazendo as gerações de DALL-E para obter o resultado que ela queria. Não visto neste vídeo, mas definitivamente digno de destaque, é o fato de que o sistema não está gerando essas extensões sozinho. Tal como acontece com toda a IA de texto para imagem, o modelo exige que os humanos descrevam os novos visuais.

As possibilidades são infinitas e vale a pena se inscrever em comunidades de arte gerada a partir de texto para acompanhar o que as pessoas tem feito. Por enquanto são artes experimentais, a maioria bem-humorada como uma versão turbinada de um meme, mas serve para imaginar as possibilidades de um futuro bem próximo. Abaixo, alguns exemplos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More