nbsp

Abrindo o enquadramento de pinturas famosas com a IA do DALL-E

Toda a ampliação do quadro é gerada por IA, baseado no estilo original, a partir de textos simples como input

O DALL-E é um programa que está dando o que falar, porque cria imagens a partir de textos, através de inteligência artificial. Você digita “astronauta montado em um unicórnio na lua” e plin!, o programa gera uma ilustração a partir do seu comando, com possibilidades de ajustes com base em estilos artísticos, inclusive.

Tem implicações enormes na geração de conteúdo e coloca em cheque, mais uma vez, a credibilidade do que vamos consumir no futuro, assim como já acontece com o deep fake.

O recurso mais recente do DALL-E é o “outpainting”, que permite “ampliar o enquadramento” de uma cena, inserindo mais elementos criados no mesmo estilo do original.

No exemplo acima, você pode ver como DALL-E, com a ajuda de estímulo humano, “imagina” o que está fora do quadro do retrato de Johannes Vermeer “Garota com brinco de pérola”. Observe como, mesmo a partir das informações limitadas fornecidas pelo retrato, o sistema é capaz de combinar com o estilo de Vermeer, imitando as sombras e destaques do original.

No timelapse abaixo, você também pode ver como o artista responsável, August Kamp, teve que expandir a imagem em pequenas seções de cada vez, muitas vezes refazendo as gerações de DALL-E para obter o resultado que ela queria. Não visto neste vídeo, mas definitivamente digno de destaque, é o fato de que o sistema não está gerando essas extensões sozinho. Tal como acontece com toda a IA de texto para imagem, o modelo exige que os humanos descrevam os novos visuais.

As possibilidades são infinitas e vale a pena se inscrever em comunidades de arte gerada a partir de texto para acompanhar o que as pessoas tem feito. Por enquanto são artes experimentais, a maioria bem-humorada como uma versão turbinada de um meme, mas serve para imaginar as possibilidades de um futuro bem próximo. Abaixo, alguns exemplos.

Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die.

post anterior
nbsp

Bauducco lança linha inspirada na Copa

próximo post
nbsp

O primeiro trailer do interessante e diferente “Lobisomem na Noite”

relacionados