Futebol feminino e experiências além do campo: o patrocínio da Cimed ao Palmeiras

Marca vai estampar uniforme das palestrinas, mas quer ativar sua marca além da exposição clássica

O patrocínio de grandes empresas no futebol brasileiro ainda é muito concentrado na pura exposição de marca, especialmente nas camisas dos times principais de cada clube. Um pouco pela falta de espaço disponível e muito pelas novas oportunidades relacionadas à promoção do futebol feminino e experiências que o esporte pode proporcionar além das quatro linhas, a Cimed passa a constar como nova patrocinadora do Palmeiras, em contrato apresentado nesta semana.

No caminho tradicional, a marca da farmacêutica ganha espaço antes ocupado pela FAM – junto da Crefisa, principal patrocinadora palmeirense – nas mangas do uniforme do time feminino. A verba também será, em sua maior parte, focada no desenvolvimento dessa categoria, apesar de se estender para outras frentes de ativação.

Para não ficar restrito ao básico, o time do anunciante passará também a se relacionar com qualquer ativo conectado com saúde, prevenção e desempenho do clube – tanto masculino, quanto feminino e possivelmente de outras modalidades, como futsal. Inicialmente, vai explorar sua marca em elementos como maca e carrinho, a mala dos médicos e os squeezes usados pela equipe. Na sequência, também deve usar o acordo para desenvolvimento de produtos em cocriação e licenciamento. “Queremos que, sempre que se pensar em saúde dentro do Palmeiras, pensem em Cimed”, destacou o CEO da empresa, João Adibe Marques.

O movimento é interessante e tem traços curiosos. O primeiro envolve a cessão de espaço de outra patrocinadora para a chegada da Cimed nos uniformes. Sem o aval de Crefisa e FAM, a farmacêutica poderia estar presente em outros ativos, mas não em uniforme. O acordo, porém, foi facilitado pela figura central de Leila Pereira, presidente do Palmeiras e também das duas empresas que detém os direitos. De acordo com a executiva, o espaço foi cedido “para o bem do futebol feminino”, sem mexer nos valores investidos por suas marcas. Um gesto nobre, mas que dificilmente aconteceria caso a mandatária só estivesse respondendo pelos anunciantes.

O outro está nas oportunidades que a Cimed, marca com grande conexão com esporte, deve e pretende explorar. Há muito o futebol acontece bem além das quatro linhas e dias de jogos, com possibilidades de estar presente e conectado com torcedores – consumidores que trazem na bagagem uma forte carga emocional – em eventos, promoções e produtos personalizados, entre outras opções criativas e que geram tanto o famoso “awareness”, com consideração de marca, como vendas efetivas.

O investimento está dentro dos R$ 20 milhões que a Cimed anunciou como verba para o futebol nacional até 2023. Nessa conta, porém, estão inseridas também outras ações e parcerias – com destaque para o patrocínio da companhia à Seleção Brasileira.

Que o exemplo mostre novas oportunidades criativas de patrocínio, gerando mais possibilidades de investimento no esporte. E que boa parte dessa verba realmente ajude a dar mais saúde ao futebol feminino.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More