Não há dúvida de que experimentamos uma realidade cada vez mais turbulenta. De feridas de uma pandemia até uma guerra acontecendo e sendo transmitida em tempo real nas mais diferentes perspectivas e plataformas.
Acessar algumas timelines hoje em dia é um convite aos mais diferentes gatilhos, afinal, as notícias pipocam com alta velocidade e com pouco filtro, além – é claro, dos problemas estruturais do comportamento e impacto que estas redes tem sobre a nossa saúde mental – principalmente nos mais jovens, que já nascem pertencendo e tendo de se adaptar a este novo mundo.
Levando em consideração estes pontos sobre o quão abalados temos ficado com as redes, um app está chamando atenção: o Gas, feito para ser usado por adolescentes e pré-adolescentes responderem pequenas pesquisas sobre seus grupos mais próximos – e sempre através de apontamentos de qualidades e/ou elogios.
Como funciona o Gas
O aplicativo – que é totalmente anônimo, pede para que você libere sua geolocalização e indique a escola que estuda. A partir daí, por meio de um questionário sobre os seus colegas, é possível você elogiar estas pessoas – sendo que a plataforma só libera atributos positivos.
A ideia do app é combater o atual entendimento dos jovens na relação com as redes sociais, que sempre flerta com gatilhos de ansiedade e depressão. Apesar de já existir debate sobre o quão positivo é um app que os usuários inserem os nomes de outras pessoas sem autorização, ao que tudo indica, o sucesso desta nova forma de interação tem chamado atenção, afinal o app foi o mais baixado na categoria de rede social (superando até o TikTok) nesta última semana nos Estados Unidos.
Mas e aí, o que você acha de um aplicativo que tem como diferencial os elogios?