Tênebra: narrativas brasileiras de horror [1839-1899]

Esta semana uma invocação do mais puro horror foi feita nas livrarias: Tênebra – uma obra com 27 narrativas brasileiras de horror escritas ao longo de sessenta anos, organizada pelos autores Júlio França e Oscar Nestarez.

tenebra
trabalho tipográfico de ilustração criado por Eduardo Belga

Citando os autores, este livro “pretende contribuir para desfazer um engano que vem sendo perpetrado há muitos anos: o de se acreditar que a literatura de medo brasileira se resume a Álvares de Azevedo e a uma ou outra narrativa macabra, esporádica e inconsequente”. Seguindo esta linha de raciocínio, Nestarez e França ainda enfatizam que “o horror, o terror, o gótico, o sublime, o grotesco – foram recursos de composição extensivamente empregados na literatura brasileira do século XIX, não apenas em gêneros ditos populares como as narrativas de sensação e as ficções de crime, mas observáveis em inúmeras obras dos diversos estilos de época estabelecidos pela historiografia acadêmica – romantismo, naturalismo, decadência”.

Os contos obscuros reunidos neste livro, colhidos após minuciosa pesquisa, mostram que, além da temática tenebrosa, outra escuridão durante muito tempo os acometeu: nunca haviam sido contemplados pelas luzes da crítica literária, permanecendo ocultos até mesmo dos leitores do gênero. E a seleção de autores é primorosa: Afonso Celso, Aluísio Azevedo, Américo Lobo, Antônio Joaquim da Rosa, Bernardo Guimarães, Bruno Seabra, Cícero Pontes, Corina Coaracy, Couto de Magalhães, Cruz e Sousa, Emanuel Karnero, Fagundes Varella, Francisco Bernardino de Souza, Franklin Távora, Inglês de Sousa, José Ferreira de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Júlia Lopes de Almeida, Juvenal Galeno, Lima e Silva, Machado de Assis, Maciel da Costa, Manuel de Oliveira Paiva, Maria Benedita Bormann, Olavo Bilac, Rodolfo Teófilo e Silva Guimarães.

O livro ainda possui um trabalho tipográfico de ilustração criado por Eduardo Belga que completa magistralmente a atmosfera sombria das narrativas selecionadas.

Uma obra para os fãs de horror e – especial – para quem é fã desse gênero tão raro no território brasileiro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More