24 curiosidades sobre a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022

A seleção canarinha tem um mundo de curiosidades, confira! 

Faltam poucos dias para o maior torneio do mundo e o brasileiro já está brigando com a própria ansiedade. A Copa do Mundo do Qatar tem sua abertura marcada para o dia 21 de novembro, quando os anfitriões estreiam contra o Equador. O Brasil entra em campo 3 dias depois, junto com a esperança dos 215 milhões de brasileiros, que é trazer a taça para o lugar onde ela mais esteve.

Com o nervosismo à flor da pele e desejo de ver a amarelinha em campo novamente, os torcedores já se mobilizam para assistir aos jogos juntos, antecipar as férias ou até mesmo deixar os dias de jogos do Brasil marcados na agenda.

E para mergulhar no clima da Copa do Mundo, veja  algumas curiosidades sobre a seleção que você precisa saber. 

1- Saída do Tite após a Copa

O treinador Adenor Leonardo Bachi já anunciou que deixará o cargo da seleção após a Copa. Tite declarou que a vida é feita de ciclos e que eles devem ser respeitados. 

Seus planos após entregar o boné, é descansar junto à família, que foi muito exposta nos últimos anos. 

Até então ele tem 74 jogos, 55 vitórias, 14 empates e 5 derrotas. Seu aproveitamento à frente da seleção é de 80,63%

2 – Uniforme

O uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo será estampado com pintas referente a uma onça-pintada.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a camisa faz homenagem a um povo de coragem que nunca desiste de seus objetivos. Por aí, o uniforme já é conhecido como “Juma Marruá”. 

3 – A seleção mais presente em copas

A seleção brasileira é a única que participou de todas as edições do torneio desde o início, em 1930, no Uruguai. O Brasil já disputou 22 Copas do Mundo, sendo que em 5 delas, levantou o caneco.

4 – Estreia no possível palco do Hexa

Você sabia que o estádio em que a seleção brasileira vai estrear na Copa pode ser o palco do hexa? Isso mesmo, o primeiro jogo do Brasil será no Nacional de Lusail. 

O estádio que tem capacidade para 80 mil espectadores vai receber a grande final. O que a gente espera é que a camisa amarelinha esteja lá. 

5 – Estádio 100% desmontável 

No dia 28 de novembro, o Brasil disputa a segunda rodada da fase de grupos, contra a Suíça, no Estádio Ras Abu Aboud. O curioso é que o estádio é 100% desmontável.

O Ras Abu Aboud tem capacidade para 40 mil pessoas. Para sua construção foram utilizados vidros e cerca de 974 contêineres e tubulações.

6 – Grupo G da Copa do Mundo

A seleção brasileira é a cabeça de chave do grupo G. Os outros integrantes do grupo são:

  • Sérvia 
  • Suíça  
  • Camarões

7 – Jogos da primeira fase

  • 24/11 – Brasil x Sérvia – 16h no horário de Brasília

Estádio Nacional de Lusail

  • 28/11 – Brasil x Suíça – 13h no horário de Brasília      

Estádio 974

  • 02/12 – Brasil x Camarões – 16h no horário de Brasília

Estádio Nacional de Lusail

8 – Adversários conhecidos

O grupo sorteado traz lembranças recentes para a seleção brasileira, isso porque Suíça e Sérvia encontraram o Brasil na primeira fase em 2018. Já a seleção de Camarões, caiu na mesma chave que os brasileiros em 2014.

Os resultados foram os seguintes:

  • Brasil 4 x 1 Camarões
  • Brasil 1 x 1 Suíça
  • Brasil 2 x 0 Sérvia

9 – Melhor campanha das eliminatórias

Após bater a seleção boliviana por 4 a 0, o  Brasil atingiu a marca de 45 pontos e se consolidou com a melhor campanha da história das eliminatórias por pontos corridos.

Até então, a marca pertencia à Argentina de Marcelo Bielsa, quando fez 43 para chegar à Copa de 2002.

Vale ressaltar que nesta campanha, o Brasil teve um jogo a menos, devido à paralisação da partida contra a Argentina, em virtude de alguns jogadores hermanos não cumprirem a quarentena determinada.  Não à toa, o brasileiro está pronto para brincar, também. De acordo com uma pesquisa, o interesse da busca pelo público para palavras relacionadas à apostas esportivas é de 35 mil por mês. A tendência é que esse número aumente ainda mais. 

10 – Guilherme Arana fora da Copa

Um dia antes da convocação para os últimos amistosos que antecedem a Copa, o lateral-esquerdo, Guilherme Arana, que era uma peça confirmada na seleção, sofreu uma lesão no joelho.

Após uma dividida com o jogador adversário, Arana teve uma lesão Multiligamentar, após romper o ligamento cruzado posterior e colateral, e o menisco medial e cartilagem.

Com isso, o atleta precisou passar por um procedimento cirúrgico e está fora da Copa do Mundo.

11 – De olho nos alemães

O Brasil é a seleção com mais copas na história do torneio. Porém, os alemães estão se aproximando de um possível pentacampeonato.

Com 4 títulos, a seleção alemã chega ao Qatar com chances de igualar o feito histórico dos brasileiros. 

De olho neles, hein!

12 – Coincidência? Dois anos após sediar a copa, o Brasil foi campeão

Em 1950 a história nos conta o fiasco que foi perder a final para o Uruguai em pleno Maracanã. Na ocasião, foi a primeira vez em que o Brasil sediou uma copa. Duas copas depois, em 1958, a seleção comandada pelo garoto de 17 anos, chamado Edson Arantes (Pelé), ganhou o primeiro título.

Em 2014 não foi diferente. A Copa do Mundo realizada no Brasil terminou num vexame contra a Alemanha. Porém, a segunda Copa após o ocorrido se aproxima e os mais supersticiosos, colocam suas fichas em mais um título brasileiro. 

13 – Mudança na lista dos convocados

Pela primeira vez na história, o treinador poderá convocar até 26 jogadores. O número anterior era de, no máximo, 23.

Essa flexibilização pode ajudar o técnico brasileiro, que vem encontrando dificuldades por deixar alguns nomes de fora. 

14 – Promessas

Na última lista de convocação para os amistosos contra Gana e Tunísia, o técnico Tite convocou algumas peças que ainda não haviam aparecido na seleção, mas já estavam em seu radar.

Destaques para o atacante Pedro, do Flamengo, considerado, por muitos, o melhor brasileiro em sua função. Outra promessa de sucesso na seleção é o jovem de 23 anos, Ibañez. O zagueiro atua na Roma, da Itália, e terá a oportunidade de apresentar seu futebol antes da convocação final.

Além desses nomes, outro jogador que é avaliado é o volante Danilo, do Palmeiras. O atleta foi convocado uma vez para participar do elenco.

15 – Atacantes em alta

Não é novidade para ninguém que os brasileiros estão obcecados pelo hexa. Com foco e concentração, os atacantes da seleção iniciaram a temporada de forma espetacular. Neymar, em 9 jogos marcou 10 gols e deu 2 assistências. Já o Vinícius Júnior, com o mesmo número de jogos, já balançou as redes em 6 oportunidades. 

Em seu início de jornada pelo Arsenal, Gabriel Jesus marcou 6 vezes nos 8 primeiros jogos. Richarlison também se transferiu. Chegou ao Tottenham e fez 2 gols em 2 jogos de Champions League.

O jovem Antony foi para o Manchester United, e em seu primeiro jogo, adivinha o que ele fez. Bola na rede.

Para completar, outro jogador que está jogando muito é o Rodrygo. Em 3 jogos pela La Liga, ele anotou 2 tentos, além dos 2 passes para o gol. 

16 – Neymar está a 4 gols de igualar Pelé

O atacante Neymar tem 73 gols marcados pela seleção brasileira. Ele está próximo de se igualar ao maior nome da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), que tem 77 gols.

A expectativa é que Neymar atinja esse número expressivo ao longo da Copa de 2022.

17 – Possível despedida de Neymar

Aos 30 anos, Neymar não esconde a possibilidade de jogar sua última Copa do Mundo. O torneio é um sonho de consumo do jogador, que usa a foto da taça do campeonato como protetor de tela de seu celular. 

O atacante que defende o Paris Saint Germain está determinado a ser campeão e iniciou a temporada como a melhor em toda sua passagem pela Europa. 

18 – Prateleira de técnicos

A Seleção Brasileira tem como tradição trocar seus treinadores após as copas. Ao longo da história, foram poucos os que tiveram a oportunidade de comandar o Brasil em mais de uma oportunidade. 

Neste ano, Tite estará pela segunda vez instruindo os jogadores brasileiros à beira do campo. Com isso, ele entra em uma seleta lista e fica atrás apenas de Zagallo.

Confira a lista:

Mário Jorge Lobo Zagallo – 1970,1974,1998;

Vicente Feola – 1958, 1966;

Telê Santana – 1982, 1986;

Carlos Alberto Parreira – 1994, 2006;

Luiz Felipe Scolari – 2002, 2014;

Adenor Leonardo Bachi (Tite) – 2018, 2022;

19 – Última lista

No último dia 9 de setembro, Tite convocou jogadores para os amistosos finais que antecedem a Copa. Os jogos serão nos dias 23 e 27 contra as seleções da Gana e da Tunísia.

Jogadores convocados:

  • Goleiros: Alisson, Éderson e Weverton;
  • Zagueiros: Bremer, Militão, Marquinhos, Ibañez e Thiago Silva;
  • Laterais: Danilo, Alex Sandro e Alex Telles;
  • Meias: Bruno Guimarães, Casemiro, Éverton Ribeiro, Fabinho, Fred e Lucas Paquetá;
  • Atacantes: Antony, Firmino, Matheus Cunha, Neymar, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Júnior;

20 – Album de figurinhas

A Copa pode não ter chegado ainda, mas os famosos álbuns de figurinhas já estão nas bancas. Entre os possíveis 26, 18 jogadores têm suas fotos estampadas na página brasileira. 

O curioso é que 2 deles não estão presentes na última convocação (Philippe Coutinho e  Gabriel Jesus)

Confira os atletas que estão no álbum:

  • Goleiros: Alisson e Éderson;
  • Zagueiros: Militão, Marquinhos e Thiago Silva;
  • Laterais: Danilo e Alex Sandro;
  • Meias: Casemiro, Fabinho, Philippe Coutinho, Fred e Lucas Paquetá;
  • Atacantes: Antony, Gabriel Jesus, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior;

21 – Lista de convocados

Já a lista dos convocados será divulgada no dia 7 de novembro, na sede da CBF, Rio de Janeiro. Embora haja alguns suspenses, todos nós já imaginamos a seleção base que deve ir ao Oriente Médio. 

22 – Apresentação para a Copa

No dia 14 novembro, data limite para os clubes liberarem seus jogadores, toda a delegação da seleção brasileira irá se apresentar em Turim, na Itália. Antes de partir para o Qatar, os jogadores vão treinar no CT da Juventus. 

23 – Brasil no Qatar

No Qatar, a seleção brasileira ficará hospedada em Doha. Seus treinos serão realizados no estádio Grand Hamad e no Westin Doha Hotel e Spa.

24 – 2+0+2+2=6

O caminho do hexa já está desenhado, só não vê quem não quer. Então marque na agenda, combine com os amigos e vamos juntos torcer pela seleção brasileira nesta Copa do Mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More