Você sabe o que é um modelo digital de voz? Conheça a “Holly+”, uma IA que canta exatamente como a original, Holly Herndon

A voz que ouvimos nesta música é de Holly+, que soa tal qual a original Holly Herndon. E que agora pode ser utilizada por qualquer pessoa nos seus projetos.

Como sabemos, o ator James Earl Jones, que sempre fez a voz do Darth Vader nos filmes de Star Wars, “vendeu” sua voz para o personagem (leia mais sobre isso aqui), que poderá seguir falando mesmo depois que o James Earl Jones morrer. isso é possível graças a um sistema de inteligência artificial que é alimentado por horas e horas de falatório do ator, até que a máquina aprenda a falar igualzinho a ele. É o tal “machine learning”. Aí basta escrever o texto… e a máquina fala.

maxresdefault 1 1
Holly Herndon

Modelos de voz começaram falando, depois ganharam interpretação e naturalidade e agora estão até cantando

Agora, além de falar, a máquina também pode cantar com a mesma voz e estilo de um artista. E foi exatamente isso que a cantora Holly Herndon fez: criou sua versão digital, capaz de cantar qualquer música, como ela cantaria.

No video, a “Holly+” faz um cover de “Jolene”, clássico da cantora country Dolly Parton.

A voz que ouvimos nesta música é de Holly+, que soa tal qual a original Holly Herndon. E que agora pode ser utilizada por qualquer pessoa nos seus projetos.

O resultado é muito próximo de uma voz humana, exceto algumas palavras onde a dicção parece falhar por breves instantes. No restante, Holly+ fala e canta como uma pessoa real. Por exemplo, a respiração, que nos deixa ouvir as inalações que antecedem o início de novos versos, são características trazidas do estilo de cantar de Holly Herndon.

Ou seja, estamos prontos para ouvir o Elvis cantando a última do Ed Sheeran. Ou a Amy Winehouse em uma composição inédita.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More