Arthur Veríssimo lança “Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo”

Em seu terceiro livro, o jornalista e escritor Arthur Veríssimo reúne 32 crônicas e reportagens especiais que relatam experiências vividas em todos os continentes. Com edição da Realejo Livros, “Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo” já está disponível.

”Durante décadas me expus como um camaleão por todos os territórios. Sempre busquei o inusitado, o sobrenatural, o desconhecido”, comenta Veríssimo.

Entre gurus, charlatões, atletas, artistas, políticos e peregrinos, entre outros, o autor manteve seu radar ajustado e conectado à história das civilizações e aos caminhos espirituais. Neste sentido, a coletânea – que traz textos publicados em revistas, jornais e web ao longo de 35 anos de carreira – não se limita às proezas e realizações, já que também resgata algumas passagens insólitas que marcaram suas andanças.

Repórter, fotógrafo, pesquisador, palestrante e educador, Arthur Veríssimo descobriu a literatura ainda adolescente, quando duas obras do guru indiano Baghwan Shree Rajneesh despertaram seu interesse pela meditação e seu “oásis de vivências inesgotáveis”. Desde então, já viajou 27 vezes à Índia. No Brasil, em meio a incursões como DJ na noite paulistana e mergulhos na cultura hedonista, marcou época como repórter na revista Trip, com a qual colaborou por quase três décadas, descrevendo um mundo “inóspito e surreal”, antes mesmo da chegada da internet.

“Ele é o Rei Arthur. Ele é mítico no nome e superlativo no sobrenome. Ele é vero e é Verissimo, seguindo as velhas veredas das verdades imutáveis. Mas ele bem sabe que tudo muda e tudo passa – e por isso é um eterno passageiro, pronto para dar e tomar um passe (…) Ele já botou o pé na estrada da beatitude, atrás do sagrado e do profano, do cru e do cozido, do par e do ímpar, numa jornada épica“, resume o jornalista e escritor Eduardo Bueno “Peninha” no prefácio. Já a capa traz uma ilustração de outro parceiro de longa data, o cartunista Adão Iturrusgarai.

Onde Road Expedicoes e desventuras de um jornalista gonzo

“Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo” reafirma o autor como um personagem de suas próprias histórias, dialogando com suas duas obras anteriores – “Karma Pop” (2010) e “Gonzo, 30 Anos de Jornalismo Transcultural” (2014).

A abordagem é a essência do chamado gonzo jornalismo, criado pelo jornalista norte-americano Hunter Thompson, nos anos 1960. O estilo valoriza não só o conteúdo da matéria, mas o tom confessional do repórter, bem como os bastidores e percalços que o cercam, contrapondo-se a uma abordagem meramente objetiva. Não por acaso, o sarcasmo e a ironia são elementos bastante presentes nas narrativas. Essa característica também levou alguns dos textos resgatados pelo livro a se transformarem em reportagens especiais para a TV, em emissoras como Record, SBT e RedeTV; e também na série “Na Fé”, imersão de Veríssimo por diversas manifestações religiosas da América do Sul e América Central, exibida pela Discovery Network.

Imperdível.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More