Alyssa Carson (18) está treinando para ser a primeira humana em Marte

Adolescente de 18 anos de idade sonha em ser astronauta desde os três.

Alyssa Carson é apaixonada pelo espaço desde que era bem pequena – aos três anos de idade, a garota já falava em ser astronauta e, desde então, tem levado esse plano bem a sério. Aos 16, Carson se tornou a pessoa mais jovem a se formar na Advanced Space Academy e a primeira a completar todos os sete campos espaciais da NASA. Na ocasião, recebeu a certificação em astronáutica aplicada, o que permite oficialmente que ela faça um voo de pesquisa no espaço. 

A jovem tem boas chances de se tornar a primeira humana a pisar em Marte – ainda que isso signifique não voltar mais para a Terra. No ano passado, a NASA anunciou seus planos para lançar uma missão ao planeta vermelho até 2030. Como Marte faz parte do nosso sistema solar e, guardadas as devidas proporções, não é tão distante da Terra, se torna um alvo óbvio para a exploração humana. A potencial missão de Carson ao planeta ainda não desbravado envolveria a busca por formas de vida, a compreensão da superfície de marte e a evolução do planeta nos últimos anos, a fim de entender e, se for o caso, preparar para uma possível colonização humana no futuro. Recentemente, a NASA planejou uma viagem de retorno usando seu foguete, o Space Lauch System (SLS). 

A missão do SLS a Marte – “uma viagem de 40 milhões de milhas através de uma extensão congelada de vazio escuro e mortal” – é onde Carson planeja chegar quando tiver 29 anos. E as duras realidades e os riscos associados parecem não assustá-la. Esta viagem de retorno que a NASA está planejando para Marte colocaria Carson longe da Terra por aproximadamente dois a três anos. “Sempre há uma sensação de medo de que algo possa dar errado, já que nenhuma missão ao espaço jamais foi 100% segura. Mas eu definitivamente acredito que uma missão a Marte e todos os benefícios que podemos obter disso superem qualquer um dos riscos”, disse em entrevista ao TNW (The Next Web). 

carson 4

Existe um real interesse em ocupar Marte por conta da superpopulação na Terra. Segundo um relatório do Population Reference Bureau (PRB), a população mundial pode aumentar para 9,9 bilhões até 2050. Apesar disso, existem discussões sobre o “merecimento” dos seres humanos de habitarem um novo planeta, especialmente por conta da crise climática que enfrentamos atualmente. Sobre o assunto, Carson discorre: “É meio irônico, porque as coisas que estamos fazendo na Terra, que na verdade são muito prejudiciais, são exatamente o que precisamos fazer para Marte. Como Marte está mais longe do sol, lá está mais frio, e precisamos aquecer o planeta. Estamos fazendo isso na Terra com muito sucesso, então acho que temos essa habilidade”. A garota disse ainda que, no futuro, espera que os humanos habitem múltiplos planetas, incluindo Júpiter. “Marte é nosso primeiro nível de aprendizado sobre como viver em novos planetas.”, concluiu. 

Por fim, além de potencialmente se tornar o primeiro ser humano a visitar Marte, Carson espera que sua jornada ao espaço inspire outras garotas a seguirem seus sonhos: “Quando eu tinha três anos e sonhava em ser astronauta e ir para Marte, foi provavelmente o sonho mais bobo que eu poderia ter escolhido. Mas quanto mais eu trabalho pra isso, mais próximo isso chega da realidade.” 

Como anda aquele seu antigo sonho de ser astronauta? :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More