O que você estava fazendo quando o Twitter nasceu?

Hoje o Twitter faz 9 anos, mas parece que esteve por aqui a vida toda. Uma vez, em um SXSW há alguns anos, eu ouvi o Biz Stone, um dos fundadores do Twitter, lembrando a gente de que o comportamento de compartilhar sempre existiu e que o Twitter só deixava isso mais fácil. Não tem como discordar.

E tanto é verdade que logo a gente aprendeu a escrever em 140 caracteres, tanto bobeirinhas de dia-a-dia quanto coisas mais sérias. E logo a gente foi se acostumando a falar alto, a falar muito e a ter uma porção de gente ouvindo – e cada um de nós construiu as nossas nano-audiências, criou uma linha editorial (ainda que intuitiva) e adotou o hábito de tuitar como quem bebe água.

Se você olhar em volta agora vai ver que tem uma porção de gente com os olhos fixos no seu smartphone (e provavelmente você está fazendo isso também). Boa parte dessas pessoas está acessando alguma rede social. Agora, você já parou para pensar que o Twitter, que faz hoje 9 anos, foi uma das primeiras mais populares? Dois anos antes (em 2004) vieram Facebook e (o finado) Orkut. Em 2005 veio YouTube. Depois em 2007 Tumblr, em 2009 Forsquare, em 2010 Instagram e em 2013 Vine.

Ou seja, há 10 anos (para a gente arredondar a conta) a vida era completamente diferente do que é hoje. Você lembra do que estava fazendo há 10 anos? E como era ficar esperando por um tempo em qualquer lugar que fosse? Você consegue se lembrar da velocidade da troca de informações antes das redes sociais? Acho que não mais, né? Eu também não consigo.

Então, obrigada Biz Stone, Jack Dorsey, Evan Williams e Noah Glass, por terem entendido o nosso jeito de pensar e de agir, facilitado a nossa vida e ajudado a abrir novas possibilidades. E parabéns, Twitter.

Para comemorar, e de certa maneira ajudar a gente a lembrar que 9 anos é pouco mas faz uma diferença imensa, o pessoal do Twitter colocou no ar este vídeo, bem bonitinho, com crianças contando o que acontece quando você faz 9 anos e sugerindo como comemorar. Dá uma olhadinha:

https://youtube.com/watch?v=D-jfpahGhRc

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More