Vince Vader: o Comandante Supremo do Universo Lúdico

Foto: Melina Kato

Vince Vader é aquele tipo de cara que tem a sorte de descobrir seu papel no mundo logo nos primeiros anos de vida. A paixão pelos games determinou sua profissão lá pelos 3 anos de idade. Desde então, somam-se incontáveis noites sem dormir em total comunhão com os jogos e, claro, um currículo de dar inveja a todos que viveram a era Atari e War nos anos 70/80 (e não só).

Seu nome, na real, é Vicente Martin Mastrocola, e seu apelido, uma óbvia referência a mais uma de suas paixões: Star Wars.

O lance é que sua dedicação ao lúdico se tornou profissão. E isso é pra poucos. Sua vida pessoal e profissional se (con)fundem em um dia a dia dedicado aos consoles, livros sobre o tema e jogos de tabuleiro.

Vince é doutor em comunicação e consumo, game designer e supervisor da área de games do curso de Tech da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Maeketing). Pela editora Cengage Learning, lançou os livros “Game Design” (2015) e “Game Cultura” (2016). Sua pesquisa dá ênfase ao mercado brasileiro e valoriza o espaço que os games têm conquistado no cenário contemporâneo, mostrando o quanto podem ultrapassar as fronteiras do entretenimento, invadindo áreas como educação, treinamento empresarial, publicidade e marketing.

No Update or Die, estreou em 2012, com um texto sobre o indie game “The Unfinished Swan” além de apresentar e escrever o nosso programa LUDIK. Desenvolver indie games, aliás, é o que costuma fazer nas “horas vagas”.

No começo deste ano, lançou o board game “Húsz”, um jogo abstrato lançado pelo seu selo independente ABYSSTRAKT GAMES, em parceria com a Lemonpie Games. Ele também criou a versão “Vikings” para o War, da Grow, com previsão de lançamento para o segundo semestre.

O nome de Vince pode ser visto nos mais variados espaços virtuais que exploram o universo que domina, como o site The Compass Waze Brasil, entre outros. Por aqui, no UoD, lá se vão cinco anos de convivência e de compartilhamento de toda essa experiência. Agradecemos.

Dicas do Vince:

01. Um livro: “Vozes de Tchernóbil”, de Svetlana Aleksiévitch.

02. Um som (uma música, um álbum ou uma banda): O álbum “Heresy”, do Lustmord. 

03. Um post: Sobre Johan Huizinga, o Homo Ludens e a ideia de círculo mágico.

04. Uma pessoa na última semana: Josh Malerman, porque o cara mandou muito bem no romance “Caixa de Pássaros”.

05. Um buzzword (palavrinha afetada): Gamification (forever).

06. Uma série inesquecível: “Breaking Bad”

07. Filme da vida: “O Império Contra Ataca”

https://www.youtube.com/watch?v=7YkbgvRMpW0

08. Uma viagem (um destino): Eslováquia (“país muito foda, amo esse país”).

09. Uma atividade física: Videogame

10. Uma citação: “Houve um tempo em que os homens abdicaram do pensamento em favor das máquinas, na esperança de que as máquinas os fariam livres. Mas isso permitiu apenas que outros homens, com máquinas, os escravizassem”. Frank Herbert, Duna (1984, p.22)

11. Um achado: O bar do Senhor Wilson, pertinho do metrô Paraíso, na R. Chuí, 23.

Para encontrar o Vince: FacebookInstagram.

A camiseta que o Vince usou para ilustrar o post faz parte da nossa nova coleção em parceria com a Reserva. Você pode ver toda a coleção em nosso marketplace.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More